top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Mestras de coco alagoano compartilham saberes em encontros culturais em Maceió

11/07/25

By:

Secom - AL

Com incentivo do Governo de Alagoas, projeto Cocada reúne Rosália e Zeza do Coco em rodas de conversa e música

As vozes e os saberes de duas das maiores referências do coco em Alagoas ganham espaço no Projeto Cocada - substantivo feminino, que realiza dois encontros culturais com as mestras Rosália e Zeza do Coco. 


As atividades acontecem nos dias 19 e 20 de julho, das 13h às 17h, no espaço cultural da Batucasa, no bairro de Guaxuma, em Maceió, reunindo mulheres que vivem e fortalecem essa manifestação popular em diversas regiões do estado.


No primeiro dia, a mestra Rosália, de Arapiraca, compartilha cantos e histórias que remontam à vida rural e às tradições das romarias, mutirões e festas populares do interior alagoano. No segundo, é a vez da mestra Zeza do Coco, de Maceió, que traz sua vivência ancestral ligada à religiosidade afro-brasileira e à força coletiva das mulheres na preservação cultural.


Mais do que apresentações, os encontros propõem rodas de conversa, troca de experiências e partilha de vivências, num processo que busca valorizar a mulher como guardiã da tradição oral e da memória do coco. Além disso, busca também sistematizar os registros e saberes compartilhados, contribuindo para a construção de um inventário cultural do coco feminino em Alagoas.


“Espera-se que essa iniciativa reconheça e valorize a relevância feminina no cenário do coco alagoano, facilitando o intercâmbio e a co-criação de referências identitárias e do bem-viver comunitário”, disse a idealizadora do Cocada, Day Lua.


O projeto é realizado com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). Também conta com apoio da Rede Sociocriativa do Coco, coletivo formado por mulheres que atuam no registro e difusão dessa prática cultural.


A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância do reconhecimento e da valorização das mestres populares. "Preservar a memória dessas mulheres é fortalecer as raízes do nosso povo. O coco alagoano carrega histórias de resistência e afeto, e iniciativas como o Cocada garantem que essas vozes femininas continuem ecoando nas novas gerações", disse.

​Últimas Notícias

23/01/26

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes no fundo de pensão Rioprevidência

Mandados de busca e apreensão miram autoridades do estado do Rio por irregularidades em investimentos ligados ao Banco Master.

23/01/26

Maceió lidera ranking nacional de turismo para o ano de 2026

Estudo da Braztoa aponta a capital alagoana como 'campeã de vendas' e prevê abertura de 12 novos hotéis no estado.

23/01/26

Brasil terá delegação recorde nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026

Com 14 atletas confirmados, país supera marca anterior; esquiadora Bruna Moura é um dos destaques em Milão-Cortina.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page