top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Ministério da Saúde confirma 113 registros de intoxicação por metanol

04/10/25

By:

Redação

Do total de notificações, 12 resultaram em óbitos

O Ministério da Saúde confirmou, até as 16h desta sexta-feira (3 de outubro de 2025), 113 registros de intoxicação por metanol no Brasil decorrentes da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas — destes, 11 são casos já confirmados e 102 ainda estão em investigação. 


A maior parte dos casos (101) concentra-se no estado de São Paulo, com 11 confirmações e 90 em apuração. Os demais registros suspeitos se distribuem entre Pernambuco (6 casos), Bahia (2), Distrito Federal (2), Paraná (1) e Mato Grosso do Sul (1).


Do total de notificações, 12 resultaram em óbitos — um deles já confirmado em São Paulo e os outros 11 em investigação: 8 no estado de São Paulo, 1 em Pernambuco, 1 na Bahia e 1 no Mato Grosso do Sul. Como forma de resposta ao surto, o Ministério da Saúde, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adquiriu 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico (antídoto usado no tratamento de intoxicação por metanol) e já trabalha na compra de mais 150 mil ampolas, o que corresponde a cerca de 5 mil tratamentos para reforçar o estoque do Sistema Único de Saúde (SUS).


Além disso, o governo pediu à Anvisa um chamamento internacional junto às maiores agências reguladoras do mundo (entre elas da Argentina, México, União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido, China, Japão, Canadá, Suíça e Austrália) para monitoramento de casos e possível auxílio. Também foram feitas solicitações de doações e cotações para a aquisição do antídoto fomepizol junto a instituições e empresas na Índia, Estados Unidos e Portugal, e à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).


Para agilizar a vigilância e controle, o Ministério determinou que estados e municípios notifiquem imediatamente todas as suspeitas de intoxicação por metanol, e instituiu uma sala de situação de caráter extraordinário para acompanhamento contínuo dos casos enquanto perdurar o risco sanitário.


Especialistas alertam que o metanol é altamente tóxico: no organismo humano, ele é metabolizado em formaldeído e ácido fórmico, substâncias que podem provocar lesões nos nervos ópticos e cegueira irreversível, além de insuficiência renal, acidose grave e risco de morte.

​Últimas Notícias

20/01/26

Lula antecipa reforma ministerial e pede que Gleisi Hoffmann dispute o Senado em 2026

Decisão presidencial inicia movimentação nas peças de articulação política do Palácio do Planalto.

20/01/26

FMI revisa para baixo crescimento do Brasil em 2026 em meio a cautela global

Fundo projeta expansão de 1,6% para o PIB brasileiro, citando juros elevados como principal entrave.

20/01/26

Verão 2026 deve injetar R$ 2,8 bilhões na economia de Alagoas

Maceió lidera o ranking de destinos mais procurados do Brasil, impulsionando o setor de serviços e hotelaria.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page