top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Ministério Público cobra contratação de psiquiatras para PM de Alagoas

23/06/25

By:

Redação

Promotora Karla Padilha denuncia quadro alarmante de adoecimento psíquico entre policiais e alerta

A responsável pelo controle Externo da Atividade Policial, promotora Karla Padilha, afirmou que o Estado não dá a devida atenção à questão da saúde mental do agente de segurança pública. Segundo ela, há casos de doença mental, uso de álcool e drogas ilícitas na Polícia Militar de Alagoas.


“As atuações para enfrentamento desse quadro são muito parcas, pontuais e insuficientes”, diz a promotora, avaliando que a situação resulta, entre outros problemas, do excesso de horas trabalhadas, da participação nas forças-tarefas, somadas à sobrecarga do trabalho fora da polícia, o conhecido “bico”.


Definindo como estressante o trabalho do policial militar, a promotora aponta a sobrecarga, com a qual buscam aumentar a renda, como agravante. O resultado é o esgotamento emocional ou psiquiátrico.

Dependendo da tendência e da vulnerabilidade de cada um, a situação é de risco pessoal, para a família e para sociedade. “O policial porta uma arma de fogo. Se vai pra rua sem estrutura emocional adequada, ele pode praticar excessos, e isso é risco pra coletividade”, argumentou Karla Padilha.


Perigos


Sem o necessário equilíbrio – acrescenta ela – o policial pode abusar da força e praticar atos impensados, gerando violência, ou até a morte de alguém que ele tinha o dever de proteger.


“Tudo isso forma um conjunto perigoso e que pode resultar em esgotamento emocional”, constata a promotora Karla Padilha. Para ela, a quantidade enorme de fatos envolvendo policiais, incluindo na lista os casos de suicídio, mostra a necessidade urgente de profissionais de saúde mental na Polícia Militar.

Diante de um cenário cada vez mais grave, a promotora destaca o pleito do Ministério Público à Justiça, para que o Estado seja obrigado a contratar psiquiatras para a corporação.


Realidade atual


Segundo ela, atualmente a PM dispõe de uma única psiquiatra, que não é formalmente da estrutura. A profissional atua sustentada por um parecer da Procuradora Geral do Estado (PGE).


“O último concurso para psiquiatra foi 1992. Então isso só demonstra que isso não é prioridade para o Estado. E lamentavelmente o Judiciário não foi sensível ao pleito do Ministério Público”, lamentou Karla Padilha.

​Últimas Notícias

24/01/26

PRD e Arthur Lira articulam aliança estratégica para as eleições 2026 em Alagoas

Cúpula do Partido Renovação Democrática reuniu-se com deputado federal para projetar crescimento da sigla e expansão de bancadas.

24/01/26

Morre Constantino Júnior, fundador da GOL Linhas Aéreas, aos 57 anos

Empresário foi um dos pioneiros na democratização do transporte aéreo no Brasil; causa da morte não foi divulgada.

24/01/26

Futsal: Brasil empata com a Colômbia na estreia da Copa América 2026

Em jogo equilibrado, a Seleção Brasileira buscou o empate em 2 a 2 após sofrer com contra-ataques colombianos.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page