top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Moraes chama Bolsonaro de mentiroso: golpistas do 8/1 “não eram velhinhas com a Bíblia na mão”

26/03/25

By:

Redação

Ministro relator rebateu argumentos das defesas dos denunciados, no julgamento da Primeira Turma do STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraesrebateu a narrativa propagada por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) de que os condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 seriam apenas “velhinhas com a Bíblia na mão”, classificando-a como “totalmente inverídica”.


A fala, ocorrida durante o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela tentativa de golpe de Estado, ocorreu na presença do próprio Bolsonaro, que acompanhava o julgamento, e se tornou viral nas redes sociais. Segundo Moraes, os dados desmentem essa versão romantizada dos eventos.


O magistrado apresentou números concretos: dos 497 condenados pelos atos de 8 de janeiro, apenas 7 (2%) tinham entre 70 e 75 anos, e 36 (7%) estavam na faixa de 60 a 69 anos. Além disso, em termos de gênero, 68% eram homens (337) e 32% mulheres (160), o que contradiz a ideia de uma maioria composta por idosas inofensivas.


“Essa narrativa que se criou, e se repete, através de notícias fraudulentas, pelas redes sociais, fake news, de que são só mulheres e mulheres idosas, é totalmente mentirosa”, enfatizou o ministro, que reforçou que os envolvidos não estavam “passeando num domingo ensolarado” pelos Três Poderes, mas sim participando de ações violentas contra a democracia.


Moraes enfatizou que essa versão dos fatos não corresponde à realidade dos acontecimentos, quando manifestantes invadiram e depredaram os prédios doSTF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto. O ministro comparou a narrativa a teorias conspiratórias, como a da “Terra Plana”.


Nas redes sociais, foram registradas reações, como a da vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), comemorando a fala de Moraes. Ela exaltou o termo “terraplanismo” na argumentação do ministro.


A narrativa das “velhinhas com a Bíblia” havia sido utilizada por apoiadores de Bolsonaro para minimizar a gravidade dos atos de 8 de janeiro, sugerindo que os participantes eram cidadãos comuns e pacíficos, muitas vezes ligados a valores cristãos conservadores defendidos pelo ex-presidente.


A desmistificação de Moraes, respaldada por dados, reforça a tese de que os eventos envolveram indivíduos engajados em ações coordenadas e violentas, alinhadas à tentativa de subverter o resultado das eleições de 2022.

​Últimas Notícias

28/01/26

Dia Mundial da Educação Ambiental reforça propósito do Programa Clorofila

Iniciativa, a mais longínqua do gênero no Brasil, é alinhada aos objetivos da data comemorativa instituída pelas Nações Unidas

27/01/26

IPCA-15 desacelera e Ibovespa atinge marca histórica de 183 mil pontos

Prévia da inflação de janeiro ficou em 0,20%, impulsionando otimismo no mercado financeiro.

27/01/26

Bloco 'Filhos da Pauta' anuncia retorno às prévias do Jaraguá Folia

Histórico bloco dos jornalistas volta ao calendário oficial; Mostra de Teatro de Bonecos também é destaque.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page