top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Moraes determina suspensão parcial da ação do golpe contra Ramagem

17/05/25

By:

Agência Brasil

Parlamentar vai responder a três dos cinco crimes imputados pela PGR

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (16) a suspensão parcial da ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) no caso da trama golpista do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.


A decisão do ministro foi tomada para cumprir a decisão da Primeira Turma da Corte, que, na semana passada, decidiu que o parlamentar vai continuar respondendo a três dos cinco crimes imputados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).


Dessa forma, o deputado continuará sendo processado por:

  • Golpe de Estado,

  • Organização criminosa armada,

  • Tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

No entanto, ficam suspensas duas acusações: dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

A suspensão começou a contar a partir de 14 de maio, data da publicação do acórdão da decisão da turma, e terminará no fim do mandato de Ramagem.


Na quarta-feira (14), a Câmara dos Deputados entrou com uma ação para rever a decisão da Primeira Turma. O processo será relatado por Alexandre de Moraes e não tem data definida para ser julgado.


Entenda


No mês passado, o Supremo enviou um ofício à Câmara para informar que os deputados não poderiam suspender a íntegra do processo da trama golpista contra o deputado, que é um dos réus do núcleo 1. A possibilidade de suspensão de processos contra deputados federais e senadores está prevista na Constituição. Conforme o Artigo 53, a Câmara e o Senado podem suspender uma ação penal contra um parlamentar.


No ofício enviado à Câmara, o STF disse que, apesar da permissão constitucional, somente os crimes que teriam sido cometidos por Ramagem após a diplomação, ocorrida em dezembro de 2022, podem ser suspensos.


Antes de ser eleito, Ramagem foi diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e foi acusado de usar a estrutura do órgão para espionar ilegalmente desafetos de Bolsonaro. O caso ficou conhecido como "Abin Paralela". No dia 8 deste mês, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), comunicou o Supremo sobre a decisão da Câmara que deliberou pela suspensão do processo.


"Comunico a Vossa Excelência que esta Casa, em sessão deliberativa extraordinária realizada no dia 7 de maio de 2025, resolveu pela sustação da ação penal decorrente do recebimento da denúncia contida na petição n. 12.100, em curso no Supremo Tribunal Federal", diz o ofício.


O texto aprovado abriu brecha para a suspensão de todas as acusações contra Ramagem e contra todos os demais réus do núcleo 1 da trama golpista, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em seguida, Alexandre de Moraes, relator do caso, fez uma questão de ordem e pediu o julgamento da questão e, por unanimidade, os ministros evitaram a manobra da Câmara.


Núcleo 1


Os oito réus compõem o chamado “núcleo crucial” do golpe, o núcleo 1, tiveram a denúncia aceita por unanimidade pela Primeira Turma do STF em 26 de março. São eles:

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;

  • Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022;

  • General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;

  • Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência - Abin;

  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;

  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;

  • Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;

  • Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

​Últimas Notícias

25/01/26

Estratégia 2026: Lula tenta se desvincular do rótulo de 'pai dos pobres' para ampliar base

Presidente inicia ano eleitoral focado em diálogo com classe média e setores produtivos.

24/01/26

PRD e Arthur Lira articulam aliança estratégica para as eleições 2026 em Alagoas

Cúpula do Partido Renovação Democrática reuniu-se com deputado federal para projetar crescimento da sigla e expansão de bancadas.

24/01/26

Morre Constantino Júnior, fundador da GOL Linhas Aéreas, aos 57 anos

Empresário foi um dos pioneiros na democratização do transporte aéreo no Brasil; causa da morte não foi divulgada.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page