Morre o ex-deputado federal Luiz Dantas, pai do governador de Alagoas
05/03/25
By:
Redação
Políticos do estado lamentam a morte do político, anos 76 anos, por causa de complicações no tratamento contra um câncer de faringe

O ex-deputado estadual e ex-deputado federal Luiz Dantas morreu nesta quarta-feira, 5, em um hospital em São Paulo. Ele é pai do atual governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), e foi presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).
Luiz Dantas, de 75 anos de idade, lutava contra um câncer na laringe e estava internado em um hospital na grande São Paulo e morreu em decorrência de complicações do tratamento. Ele deixa esposa e cinco filhos.
CARREIRA POLÍTICA
Dantas era engenheiro agrônomo e político de carreira. Natural de Batalha (AL), Luiz Dantas construiu uma trajetória política marcada pelo compromisso com o desenvolvimento do Sertão alagoano, especialmente da Bacia Leiteira.
Deputado federal por quatro mandatos consecutivos (1991-2007). Em 2010, foi eleito deputado estadual e, quatro anos depois, reeleito para a ALE. Durante todo o segundo mandato, presidiu a Casa de Tavares Bastos, sendo reconhecido pela modernização do Legislativo e pela condução serena e conciliadora dos trabalhos parlamentares.
Em seu discurso de despedida, em dezembro de 2018, destacou o respeito ao Parlamento e a busca pelo diálogo como marcas de sua atuação.
Além da expressiva carreira legislativa, Luiz Dantas teve passagens pelo Executivo estadual. Foi secretário da Fazenda de Alagoas entre 1987 e 1989, na gestão do então governador Fernando Collor de Mello.
Em 1995, licenciou-se do mandato de deputado federal para assumir a Secretaria de Saneamento e Energia do Estado, no governo Divaldo Suruagy. Também ocupou o cargo de diretor de Operações do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER) na gestão do governador Teotônio Vilela Filho.
Em suas redes sociais, o governador Paulo Dantas falou da importância do pai na formação da estrutura familiar e manifestou tristeza com a sua partida.
“Meu coração está triste com a partida do meu pai. Acompanhei sua trajetória pública, seu compromisso com o sertanejo e com todos os alagoanos, mas, acima de tudo, vi de perto o homem que construiu uma família com mulheres e homens bem criados. Estive ao seu lado em todas as suas lutas. Que Deus conforte meus irmãos, sua esposa Amanda, nossos familiares e amigos, e que Sua compaixão nos fortaleça neste momento de dor”, destacou.
Últimas Notícias





