top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Motta e Alcolumbre não irão participar de reunião sobre emendas no Supremo Tribunal Federal

28/06/25

By:

Redação

Cúpula do Congresso enviará advogados para defender emendas

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), desistiram de comparecer à audiência do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre emendas parlamentares nesta sexta-feira (27).


Até quinta-feira (26), a decisão de ambos comparecerem à reunião, pessoalmente, estava mantida. Fontes próximas aos presidentes da Câmara e do Senado, porém, avaliam que a presença de advogados representantes das duas Casa dará um tom mais técnico à discussão.


A decisão de não ir à audiência ocorre após o embate com o governo com a derrubada do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), por decisão do Congresso. Por isso, a avaliação no entrono de Davi e Hugo é de evitar politizar o debate sobre as emendas.


A distribuição de emendas atravessou a negociação sobre o IOF, causando irritação na Cúpula do Legislativo, que acusa o governo de colar a pecha de chantagista no Parlamento.


Anteriormente, a intenção de Hugo e Davi, ao ir pessoalmente ao Supremo, além de defender a execução das emendas, era levar para o encontro a insatisfação de parlamentares com decisões recentes do ministro Flávio Dino, que é o relator na Corte de ações que miram emendas.


Audiência no STF


Relator de ações na Corte, Flávio Dino convocou a audiência pública para debater sobre as emendas impositivas (de execução obrigatória) e para reunir contribuições técnicas que ajudem no julgamento de processos em andamento no STF.


Uma decisão recente de Dino, de 10 de junho, desagradou os congressistas. O ministro cobrou da Câmara e do Senado esclarecimentos sobre a execução de emendas destinadas ao Ministério da Saúde. No despacho, Dino fez alusão a um novo orçamento secreto e a uma execução paralela dos recursos.


Desde o fim do ano passado, Dino encabeça no STF a discussão sobre a necessidade de transparência e rastreabilidade nas emendas parlamentares, especialmente os repasses que podem ser feitos por transferência direta, as chamadas "emendas Pix", e as emendas de comissão.


Também devem participar do debate de sexta-feira, segundo o STF, especialistas e representantes de ministérios, do Tribunal de Contas da União, do Fórum de Governadores, da FNP (Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos) e da CNM (Confederação Nacional de Municípios).





Fonte: CNN Brasil

​Últimas Notícias

24/01/26

PRD e Arthur Lira articulam aliança estratégica para as eleições 2026 em Alagoas

Cúpula do Partido Renovação Democrática reuniu-se com deputado federal para projetar crescimento da sigla e expansão de bancadas.

24/01/26

Morre Constantino Júnior, fundador da GOL Linhas Aéreas, aos 57 anos

Empresário foi um dos pioneiros na democratização do transporte aéreo no Brasil; causa da morte não foi divulgada.

24/01/26

Futsal: Brasil empata com a Colômbia na estreia da Copa América 2026

Em jogo equilibrado, a Seleção Brasileira buscou o empate em 2 a 2 após sofrer com contra-ataques colombianos.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page