MP do Rio pede câmeras usadas por policiais em Operação Contenção
30/10/25
By:
Redação
A ação policial resultou em 121 mortes registradas, dentre as quais quatro policiais estão entre as vítimas

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) determinou nesta quarta-feira (29) que sejam requisitadas e analisadas as imagens captadas pelas câmeras corporais utilizadas por policiais que participaram da Operação Contenção, deflagrada no dia anterior nos Complexo da Penha e Complexo do Alemão.
A ação policial resultou em 121 mortes registradas, dentre as quais quatro policiais estão entre as vítimas; mais de 100 prisões e 118 armas apreendidas, sendo a maioria fuzis, além de 14 artefatos explosivos. O procurador-geral de Justiça do Estado, Antônio Campos Moreira, afirmou que o acesso às gravações das câmeras corporais é “parte essencial da apuração” das circunstâncias das mortes.
Segundo o MPRJ, a verificação das imagens se dará em conjunto com o recebimento de relatórios detalhados das corporações envolvidas, laudos de necropsia, confrontos balísticos e depoimentos da polícia civil, para que seja formada “uma visão técnica mais segura dos fatos”. O procurador lembrou, ainda, que parte dos confrontos ocorreu em área de mata fechada, tornando a investigação mais complexa.
A investigação abrangerá não apenas os agentes que atuaram diretamente, mas toda a cadeia de comando: desde a autorização e planejamento da operação até a execução das diligências. Também será aberto canal para que moradores e testemunhas que desejem prestar informação o façam ao MPRJ.
Últimas Notícias





