top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

MPF dá 30 dias para Braskem relatar plano de recuperação de manguezais em Maceió

26/08/25

By:

Órgão concedeu prazo de 30 dias para a empresa apresentar soluções técnicas e jurídicas

O Ministério Público Federal (MPF) cobrou, na tarde de sexta-feira, 22, a Braskem pelo andamento do Plano Ambiental do Meio Biótico (PAMB). O plano prevê a restauração de 47,19 hectares de manguezal, compensando a perda de 15,73 hectares causada pela subsidência do solo. Até agora, a empresa plantou apenas 3,08 hectares.


A reunião teve representantes da Advocacia-Geral da União (AGU), do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e da Tetra Tech. O foco foi a progressão das ações de recomposição florestal e a definição de novos territórios elegíveis, analisando Cadastros Ambientais Rurais (CARs) para integrar o plano de restauração ambiental.


Foi reforçado que a restauração deve priorizar o ecossistema do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), afetado pela exploração de sal-gema.


As procuradoras Juliana Câmara, Roberta Bomfim e Julia Cadete, do MPF em Alagoas, destacaram a lentidão da Braskem: “O estágio atual dessa frente de trabalho é insatisfatório. A Braskem precisa apresentar propostas mais objetivas, com mapeamentos claros, cronogramas definidos e prazos factíveis. Estamos há dois anos discutindo possibilidades, mas é hora de transformar em ações concretas.”


O MPF informou que a empresa pode iniciar imediatamente ações de sensibilização junto às populações nas áreas degradadas da Laguna Mundaú, com o plantio de mudas de mangue.


Foi concedido prazo de 30 dias para a Braskem apresentar soluções técnicas e jurídicas, em diálogo com a Superintendência do Patrimônio da União em Alagoas (SPU/AL), detalhando o que será feito, como e em quanto tempo.


O PAMB integra o acordo entre MPF e Braskem para reparar impactos da mineração de sal-gema em Maceió, incluindo medidas de mitigação, compensação e recomposição ambiental nos ecossistemas de manguezal.






Fonte: Jornal Extra

​Últimas Notícias

22/01/26

Lula assina Medida Provisória que garante reajuste de 5,4% no piso dos professores

Novo cálculo evita aumento simbólico de R$ 18 e assegura ganho real acima da inflação para o magistério em 2026.

22/01/26

Feira dos Municípios começa em Maceió com presença da ministra Margareth Menezes

Evento reúne 80% das cidades alagoanas no Centro de Convenções para celebrar cultura, gastronomia e artesanato.

22/01/26

'O Agente Secreto' recebe 4 indicações ao Oscar; Wagner Moura disputa Melhor Ator

Filme de Kleber Mendonça Filho coloca o Brasil no centro da principal premiação do cinema mundial em 2026.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page