top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

MPF denúncia Braskem e 15 pessoas por crimes ligados à exploração de sal-gema em Maceió

18/10/25

By:

Redação

De acordo com o MPF, as condutas apontadas enquadram-se em diversos tipos penais e ambientais

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou nesta sexta-feira (17 de outubro de 2025) denúncia à Justiça Federal de Alagoas contra a Braskem, empresa petroquímica, e 15 pessoas físicas, por crimes ligados à exploração de sal-gema na capital alagoana.


A peça acusatória, segundo o MPF, possui 390 laudas e cerca de 7.500 páginas de anexos, o que demonstra a densidade e complexidade das investigações. Entre os denunciados estão gestores da empresa, técnicos e autoridades ambientais – embora os nomes ainda não tenham sido divulgados ao público devido à decretação de sigilo.


As acusações


De acordo com o MPF, as condutas apontadas enquadram-se em diversos tipos penais e ambientais. Entre os crimes imputados estão:

  • Poluição qualificada que torna uma área imprópria para ocupação humana, segundo o artigo 54, §2º, I, combinado com o artigo 58, I, da Lei 9.605/98.

  • Apresentação de estudo ambiental falso, incompleto ou enganoso (artigo 69-A, §2º, da Lei 9.605/98).

  • Exploração de bens pertencentes à União sem autorização (artigo 2º da Lei 8.176/91, Lei de Crimes contra a Ordem Econômica).

  • Dano qualificado ao patrimônio público (artigo 163, parágrafo único, III, do Código Penal).

  • Falsidade ideológica (artigo 299, do Código Penal).

  • Concessão irregular de licença ambiental (artigo 67 da Lei 9.605/98).

  • Crimes funcionais contra a administração ambiental (artigo 66 da Lei 9.605/98).

Contexto e relevância


A denúncia recai sobre operações da Braskem que envolvem a exploração de sal-gema no entorno urbano de Maceió, sobretudo nos bairros afetados por subsídios do solo, como Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Pinheiro. Estudos apontam que a atividade de mineração, em conjunto com o descolapso das cavernas subterrâneas de sal-gema, provocou afundamento do solo, risco de colapso e o deslocamento de milhares de moradores.


Conforme levantamentos anteriores, cerca de 60 mil pessoas teriam sido obrigadas a deixar suas casas em razão do risco causado pela extração de sal-gema.


O que o MPF pede

Na denúncia, o MPF requer ainda que o sigilo processual seja levantado para permitir maior transparência no acompanhamento da ação. Também foi solicitada a juntada de novos documentos ao processo. Com a peça protocolada, caberá agora à Justiça Federal decidir se recebe a denúncia, o que então dará início à ação penal propriamente dita.


A posição da empresa

A Braskem, por meio de nota, afirmou que “reitera seu compromisso com a sociedade alagoana, assim como o respeito e solidariedade para com os moradores afetados”. A empresa disse que ainda não teve acesso à íntegra da denúncia e exercerá seu direito de defesa nos autos.

​Últimas Notícias

05/12/25

Brasileirão 2025 chega à última rodada com disputas acirradas contra o rebaixamento

Com o Flamengo já campeão, as atenções se voltam para a parte de baixo da tabela, onde cinco times lutam para não cair para a Série B.

05/12/25

Polícia Civil bloqueia R$ 6 bilhões do crime organizado em São Paulo

Segunda fase da Operação Falso Mercúrio mira esquema sofisticado de lavagem de dinheiro com dezenas de empresas e ligação com o PCC.

05/12/25

Mercado reage à notícia de possível candidatura de Flávio Bolsonaro em 2026, e Ibovespa tem queda brusca

Principal índice da bolsa brasileira, que se aproximava de recorde, reverteu tendência e caiu forte, enquanto o dólar disparou após portal noticiar que ex-presidente apoiará o filho na disputa presidencial.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          82 99983-0935

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page