top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Nepal: soldados protegem parlamento e patrulham ruas após protestos mortais

11/09/25

By:

Reuters

O número de mortos nos protestos subiu para 25 nesta quarta-feira (10)

Soldados vigiavam o Parlamento do Nepal e patrulhavam ruas desertas na quarta-feira, em meio a um toque de recolher na capital Katmandu, depois que dois dias de protestos mortais contra a corrupção forçaram o primeiro-ministro K.P. Sharma Oli a renunciar.


A revolta na pobre nação do Himalaia foi desencadeada por uma proibição da mídia social anunciada na semana passada, mas que foi revogada depois que 19 pessoas foram mortas na segunda-feira, quando a polícia disparou gás lacrimogêneo e balas de borracha para controlar a multidão.


O número de mortos nos protestos subiu para 25 nesta quarta-feira, segundo o Ministério da Saúde do Nepal, e 633 ficaram feridos.


O Exército do Nepal disse que as partes relevantes estavam se coordenando para lidar com a situação após os protestos e resolver o problema. A mídia também informou que preparativos estavam sendo feitos para que as autoridades e os manifestantes mantivessem conversações, sem dar detalhes. A Reuters não pôde confirmar as informações de forma independente.


A maioria dos manifestantes eram jovens que expressaram sua frustração com o que consideram fracasso do governo em combater a corrupção e aumentar as oportunidades econômicas, o que fez com que as manifestações fossem apelidadas de “protestos da Geração Z”.


Os jovens agitadores querem que a ex-chefe de justiça Sushila Karki seja a primeira-ministra interina, disse à Reuters Raman Kumar Karna, secretário da Associação de Advogados da Suprema Corte, nesta quarta-feira. Karki afirmou à CNN News 18 que aceita liderar governo interino.


Veículos queimados e metal retorcido espalharam-se pela área em torno do Parlamento, onde os bombeiros trabalhavam para apagar um incêndio no salão principal, enquanto o exterior do edifício foi carbonizado depois que os manifestantes o incendiaram na terça-feira.


Imagens de TV mostraram jovens limpando alguns prédios danificados e retirando os detritos das estradas e das áreas próximas ao Parlamento.


Vários outros prédios do governo, desde a Suprema Corte até as residências dos ministros, incluindo a residência particular de Oli, também foram incendiados durante os protestos, com a agitação diminuindo somente após a renúncia.


Veículos blindados mantiveram a vigilância em ruas que estavam praticamente desertas, com lojas e mercados fechados. Os bombeiros estavam envolvidos em diferentes locais, enquanto o processo de limpeza das estradas também estava em andamento, disse o porta-voz do Exército, Raja Ram Basnet. “Estamos tentando normalizar a situação primeiro. Estamos empenhados em proteger a vida e a propriedade das pessoas”, declarou Basnet, acrescentando que os prisioneiros haviam incendiado a prisão Dilli Bazar de Katmandu antes que o Exército controlasse a situação.


O principal aeroporto de Katmandu também foi reaberto nesta quarta-feira, informou um porta-voz do aeroporto, mais de 24 horas após a suspensão dos voos.

​Últimas Notícias

21/01/26

Jair Bolsonaro completa primeira semana preso na Papuda em Brasília

Ex-presidente segue rotina de visitas restritas e acompanhamento jurídico enquanto aliados buscam recursos no STF.

21/01/26

Visita de Lula a Alagoas sofre ajustes; inauguração de residenciais em Maceió está mantida

Presidente deve entregar mais de 1,7 mil unidades habitacionais no bairro Santa Amélia na próxima sexta-feira.

21/01/26

Ibovespa rompe recorde histórico e ultrapassa marca de 166 mil pontos

Otimismo do mercado financeiro é impulsionado por dados positivos da economia e fluxo de capital estrangeiro.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page