top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

O novo plano de deputados e senadores para aumentar a sua conta de luz

19/06/25

By:

Metrópoles

O Senado deve rejeitar a medida provisória que permitiria aos consumidores escolher qual geradora de energia contratar

O governo vai sofrer outra derrota na área de energia. O plano é rejeitar a medida provisória do setor elétrico e instituir apenas a tarifa social, que isenta da conta de luz famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.


A tarifa seria incluída em qualquer projeto em tramitação avançada no Congresso, o que é chamado, na política, de “jabuti”.


Já o restante da MP seria descartado. Como o que permitiria ao consumidor escolher qual distribuidora de energia contratar — a exemplo do que ocorre hoje com o setor de telefonia. A aposta do governo é que a concorrência garantiria melhores preços na conta de luz.


O Senado também deve derrubar o fim dos subsídios para o setor.


Esses dois trechos não interessam às empresas, que têm forte influência no Congresso, especialmente entre os senadores. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que fiscaliza os contratos de energia, por exemplo, é toda loteada por senadores do Centrão.


A tarifa social será preservada, porque interessa eleitoralmente, em especial aos políticos do Nordeste, e sua derrubada seria um ataque direto ao presidente Lula, que também espera colher frutos eleitorais dela.


Disputa entre ministro e presidente do Congresso encarece conta de luz


As sucessivas derrotas do governo no setor elétrico têm por trás uma queda de braço entre o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) e o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP). A disputa é por quem irá negociar com as distribuidoras de energia, que movimentam bilhões de reais, a renovação de seus contratos.


Alcolumbre tenta enfraquecer o ministro, que é do PSD, para convencer o governo a indicar um nome dele para a vaga. O ministro tem o apoio do presidente Lula, da primeira-dama Janja e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.


Até agora, o consumidor arcou com o custo da disputa com a derrubada de propostas que poderiam resultar na redução das tarifas e em melhores serviços.


Na noite dessa terça-feira (17/6), o Congresso derrubou o veto do presidente Lula a uma proposta aprovada pelo Congresso que incluiu fontes de energia suja em projeto que estimulava a energia limpa. O impacto é de R$ 197 bilhões nos custos do setor elétrico. A coluna apurou que o governo estuda alternativas para reverter a decisão legislativa.

​Últimas Notícias

24/01/26

PRD e Arthur Lira articulam aliança estratégica para as eleições 2026 em Alagoas

Cúpula do Partido Renovação Democrática reuniu-se com deputado federal para projetar crescimento da sigla e expansão de bancadas.

24/01/26

Morre Constantino Júnior, fundador da GOL Linhas Aéreas, aos 57 anos

Empresário foi um dos pioneiros na democratização do transporte aéreo no Brasil; causa da morte não foi divulgada.

24/01/26

Futsal: Brasil empata com a Colômbia na estreia da Copa América 2026

Em jogo equilibrado, a Seleção Brasileira buscou o empate em 2 a 2 após sofrer com contra-ataques colombianos.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page