top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

ONU decide retomar sanções contra Irã

27/09/25

By:

Governo de Teerã chama membros da diplomacia na Alemanha, França e Reino Unido após fracasso em adiar sanções da ONU, diz agência estatal

Uma iniciativa russa e chinesa para adiar o retorno das sanções das Nações Unidas ao Irã fracassou nesta sexta-feira (26) no Conselho de Segurança da ONU, composto por 15 membros, depois que apenas quatro países votaram a favor do projeto de resolução.


Nove países votaram contra, enquanto dois se abstiveram.


Todas as sanções da ONU ao Irã devem ser reimpostas às 20h (horário de Brasília) de sábado (00h00 GMT), depois que França, Alemanha e Reino Unido acusaram Teerã de violar um acordo de 2015 que visava impedi-lo de construir uma bomba nuclear. O Irã nega buscar armas nucleares.


Nesta semana, durante a Assembleia Geral da ONU, o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, voltou a dizer que o país não tem intenção de construir armas nucleares, destacando "planos pacíficos" para seu programa nuclear. "Declaro mais uma vez perante esta assembleia que o Irã nunca procurou e nunca procurará construir uma bomba nuclear. Não buscamos armas nucleares", disse Pezeshkian.


Pezeshkian criticou a medida das potências europeias como "ilegal", dizendo que ela foi tomada a "mando dos Estados Unidos da América".


O líder iraniano acusou os críticos do Irã de "hipocrisia", alegando que Israel, que é amplamente considerado detentor de armas nucleares, e não está sujeito ao mesmo escrutínio. “Aqueles que perturbam a paz e a estabilidade na região estão em Israel”, disse Pezeshkian, “mas o Irã é quem está sendo punido por essas ações.”


O que é o acordo nuclear do Irã de 2015?

Muitos países suspeitam que o Irã esteja tentando desenvolver armas nucleares, algo que o país nega.

Em 2015, o Irã firmou um acordo com Reino Unido, Alemanha, França, Estados Unidos, Rússia e China – conhecido como Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) – que suspendeu sanções da ONU, dos EUA e da Europa contra Teerã em troca de restrições ao seu programa nuclear.


O Conselho de Segurança da ONU oficializou o acordo por meio de uma resolução em julho de 2015. Essa resolução – e a possibilidade de qualquer uma das partes do acordo nuclear acionar o chamado "snapback" (restauração automática) das sanções contra o Irã – está prevista para expirar em 18 de outubro.




Fonte: CNN Brasil

​Últimas Notícias

20/01/26

Lula antecipa reforma ministerial e pede que Gleisi Hoffmann dispute o Senado em 2026

Decisão presidencial inicia movimentação nas peças de articulação política do Palácio do Planalto.

20/01/26

FMI revisa para baixo crescimento do Brasil em 2026 em meio a cautela global

Fundo projeta expansão de 1,6% para o PIB brasileiro, citando juros elevados como principal entrave.

20/01/26

Verão 2026 deve injetar R$ 2,8 bilhões na economia de Alagoas

Maceió lidera o ranking de destinos mais procurados do Brasil, impulsionando o setor de serviços e hotelaria.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page