País tem 32 casos confirmados de intoxicação por metanol
14/10/25
By:
Redação
As ocorrências confirmadas concentram-se em três estados

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (13) que o país totaliza 32 casos confirmados de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas — três casos a mais do que no último balanço. Outros 181 casos permanecem sob investigação, enquanto pelo menos 320 suspeitas foram descartadas após análise técnica.
As ocorrências confirmadas concentram-se em três estados: São Paulo (28), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1). Os casos em investigação estão distribuídos por diversas unidades da federação, como São Paulo (100), Pernambuco (43), Espírito Santo (9), Rio Grande do Sul (6), Rio de Janeiro (5), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Goiás (3), Maranhão (2), Alagoas (2), Minas Gerais (1), Paraná (1) e Rondônia (1).
Até o momento, não foram registradas novas mortes em decorrência do envenenamento por metanol além das já confirmadas. O balanço oficial aponta cinco óbitos supostamente relacionados ao surto, e outras nove ocorrências seguem em investigação. As mortes investigadas estão localizadas em São Paulo (3), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (1) e Ceará (1).
Em nota, autoridades de saúde alertaram para a gravidade da intoxicação por metanol. Ao contrário do etanol, que é o álcool presente nas bebidas, o metanol é uma substância de uso industrial e extremamente tóxica ao organismo humano.
No corpo, o metanol é convertido em compostos ainda mais nocivos, como formaldeído e ácido fórmico, que podem causar danos ao sistema nervoso, à retina e levar à cegueira ou morte.
Últimas Notícias
05/12/25
Mercado reage à notícia de possível candidatura de Flávio Bolsonaro em 2026, e Ibovespa tem queda brusca
Principal índice da bolsa brasileira, que se aproximava de recorde, reverteu tendência e caiu forte, enquanto o dólar disparou após portal noticiar que ex-presidente apoiará o filho na disputa presidencial.





