top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

PEC da Blindagem não passa no Senado

17/09/25

By:

Redação

Presidente da CCJ diz que proposta não passa 'de jeito nenhum' no Senado

Após forte repercussão negativa e críticas públicas, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta investigações criminais e ações penais contra parlamentares, apelidada de “PEC da Blindagem” ou “PEC da Impunidade”, foi aprovada na Câmara dos Deputados, mas enfrenta resistência quase certa no Senado Federal.


A proposta foi aprovada na Câmara com votação expressiva: 353 votos favoráveis no primeiro turno e 344 no segundo, superando com folga o mínimo de 308 necessários.


Entre os principais pontos, está a exigência de autorização prévia, mediante votação secreta de maioria absoluta da respectiva Casa Legislativa, para que deputados e senadores sejam processados criminalmente pelo Supremo Tribunal Federal. Também propõe restringir prisões a casos de flagrante por crime inafiançável.


Apesar da aprovação na Câmara, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, senador Otto Alencar (PSD-BA), afirmou categoricamente que a PEC “não passa de jeito nenhum” em sua comissão, e sinalizou que não há os votos necessários na Casa Alta. Ele estampa desculpas principais no fato de o texto ser considerado impopular, especialmente em um ano pré-eleitoral, o que aumenta os riscos políticos de sua aprovação.


Para que a PEC seja aprovada no Senado, são exigidos 49 votos favoráveis em cada um dos dois turnos de votação — ou seja, três quintos dos 81 senadores. Essa exigência de quórum qualificado torna o caminho ainda mais tortuoso para uma proposta tão controversa.


Organizações da sociedade civil criticam a PEC como uma tentativa de legisladores de se protegerem juridicamente e frearem o papel investigativo do Judiciário.

​Últimas Notícias

21/01/26

Jair Bolsonaro completa primeira semana preso na Papuda em Brasília

Ex-presidente segue rotina de visitas restritas e acompanhamento jurídico enquanto aliados buscam recursos no STF.

21/01/26

Visita de Lula a Alagoas sofre ajustes; inauguração de residenciais em Maceió está mantida

Presidente deve entregar mais de 1,7 mil unidades habitacionais no bairro Santa Amélia na próxima sexta-feira.

21/01/26

Ibovespa rompe recorde histórico e ultrapassa marca de 166 mil pontos

Otimismo do mercado financeiro é impulsionado por dados positivos da economia e fluxo de capital estrangeiro.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page