Peixes-boi morrem em Porto de Pedras e ICMBio investiga possível contaminação da água
27/08/25
By:
Redação
Um outro animal, Assú, foi transferido para a unidade do CMA em Itamaracá (PE), em estado grave

Foram registradas nesta semana duas mortes de peixes-boi marinhos, identificados como Netuno e Paty, em Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas. Os casos aconteceram na base avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio).
Ainda não há confirmação oficial sobre as causas das mortes, mas uma possível contaminação da água por poluentes químicos é tratada como principal hipótese.
Um outro animal, Assú, foi transferido para a unidade do CMA em Itamaracá (PE), em estado grave.
Alerta
As mortes dos dois animais e o estado de saúde de Assú deixaram pesquisadores e ambientalistas envolvidos na recuperação da espécie no Brasil bastante preocupados.
Base desativada
A base de Porto de Pedras foi temporariamente desativada, enquanto uma investigação técnica é conduzida com apoio da APA Costa dos Corais, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste, do Ibama e de outros órgãos ambientais.
A base de Porto de Pedras é considerada estratégica para a conservação do peixe-boi marinho, espécie criticamente ameaçada de extinção. Desde sua criação, 38 dos 50 animais já reintroduzidos na natureza foram soltos a partir da unidade, que também registrou 20 nascimentos em cativeiro — resultados considerados expressivos para a recuperação da espécie no país.
Últimas Notícias





