Prefeitura de Maceió retira famílias em situação de rua da Praça Sinimbu
11/07/25
By:
Redação
Algumas das pessoas retiradas voltaram ao espaço público para protestar pacificamente nesta sexta-feira (11)

A Prefeitura de Maceió realizou, nesta quinta-feira (10), uma operação de realocação de famílias que viviam em situação de rua na Praça Sinimbu. As famílias em questão serão incluídas em um programa de trabalho da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb).
A ação faz parte do Programa Praça é Massa e foi conduzida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e Secretaria Extraordinária do Bem-estar Animal (Sebema).
O Programa trata da manutenção e zeladoria de espaços públicos, e oferece remuneração equivalente a um salário mínimo, além de capacitação profissional e a oportunidade de reinserção social. A iniciativa proporciona a essas pessoas a chance de cuidar das praças e ruas, enquanto recebem o apoio necessário para reconstruir suas vidas. A ação oferece oportunidades de capacitação e inclusão no mercado de trabalho para pessoas em situação de rua e residentes em abrigos. Cerca de 50 usuários já fizeram inscrição com o auxílio dos servidores dos Centros Pop.
Segundo Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, os participantes receberão treinamento tanto teórico quanto prático em áreas como zeladoria, paisagismo e limpeza urbana. “Eles vão atuar nos próprios espaços públicos do município, que servirão como salas de aula práticas. Ou seja, enquanto aprendem, também prestam um serviço valioso à cidade”, esclareceu.
Em Alagoas, as vagas em casas de acolhimento para a população de rua passou de 160 para 480. O Estado também garantiu o aluguel social no valor de R$ 800 e ampliou a entrega de moradias próprias.
Protesto
Um grupo de pessoas em situação de rua retiradas da Praça Sinimbu, no Centro de Maceió, voltou ao espaço público para protestar nesta sexta-feira (11). O ato ocorreu de forma pacífica e reuniu cerca de 100 pessoas, segundo os organizadores, que reivindicam direitos como o pagamento de aluguel-social.

Últimas Notícias





