Preservação ambiental: Central de Reciclagem fecha São João com mais de 17 toneladas de material coletado
01/07/25
By:
Redação
A meta atingida supera o ano anterior - 13 toneladas - em cerca de 30%

O trabalho de coleta seletiva no São João Massayó mostrou sua eficácia mais uma vez. Após sete dias de evento no Polo Jaraguá, o serviço desempenhado por catadores autônomos, através da Central de Reciclagem, iniciativa estreante na capital, coletou mais de 17 toneladas de materiais recicláveis.
A Central de Reciclagem é iniciativa da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que contou com mais de 170 cooperados envolvidos, além de 50 catadores autônomos por noite. Os trabalhadores atuaram na coleta de recicláveis para evitar o acúmulo de lixo no ambiente de shows que, consequentemente, poderiam acabar parando nas praias.
Resultados superam 2024
A meta atingida supera o ano anterior - 13 toneladas - em cerca de 30%, evidenciando o sucesso na parceria com catadores autônomos e cooperados, gerando renda extra e coibindo práticas irregulares.
Renda Extra
Além de coletar diversas garrafas de plástico, latinhas de metal, papelão e embalagens em geral, o trabalho realizado por estes profissionais gerou renda extra para diversas pessoas que enfrentavam o desemprego.
Iniciativa
Pela primeira vez, o São João Massayó 2025 teve o funcionamento da Central de Reciclagem, iniciativa que concedeu a oportunidade para catadores autônomos, previamente cadastrados e identificados, de trabalharem e garantirem uma renda no final de cada noite do evento no polo Jaraguá.
Após a inscrição, os catadores receberam um colete de identificação, crachá e EPIs para realizar o trabalho com segurança. Os profissionais ainda receberam três alimentações durante a noite de trabalho. Após atingir as metas e concluir o serviço, os catadores receberam um valor pelos materiais coletados.
A Central de Reciclagem e a contratação de catadores autônomos tiveram o apoio da Associação Nacional dos Catadores (Ancat) e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. A iniciativa também contou com o patrocínio oficial das Loterias Caixa do Governo Federal.

Últimas Notícias





