Presidente da Assembléia, Marcelo Victor, comemora números do IBGE.
28/12/24
By:
Redação
Alagoas aponta como destaque na erradicação dos lixões.

O deputado Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, usou suas redes sociais para destacar o alcance de um patamar extraordinário para o meio ambiente. O parlamentar anunciou o fim dos lixões a céu aberto em Alagoas, baseado na informação do IBGE que aponta Alagoas como destaque na erradicação de lixões no Estado.
Com esse dado enalteceu, Marcelo Victor, “Alagoas é exemplo nacional na gestão de resíduos, nosso Estado se tornou o primeiro do Nordeste a eliminar completamente os lixões a céu aberto. Essa conquista histórica é resultado de um trabalho incansável do Instituto do Meio Ambiente, que, com o apoio de diversas instituições e da sociedade, implementou políticas públicas eficientes e modernas para gestão dos resíduos sólidos,” comemorou o deputado.
Para o presidente do poder legislativo estadual, ao erradicar os lixões, Alagoas dá um grande passo rumo à sustentabilidade e à melhoria da qualidade de vida da população. O exemplo alagoano, destacou Marcelo Victor, inspira outras regiões do Brasil a seguirem seus passos e a buscar soluções mais eficazes para o problema do descarte inadequado do lixo.
O lixão são locais onde os resíduos sólidos são descartados de forma inadequada, diretamente no solo, sem qualquer tipo de proteção ambiental ou tratamento. Os lixões são prejudiciais para o meio ambiente e para as pessoas que vivem próximos a eles. Entre os principais problemas causados pelos lixões estão:
Contaminação do solo e do lençol freático pelo chorume, um líquido escuro com alta carga poluidora; risco de incêndios e explosões; proliferação de insetos, como moscas, ratos, escorpiões e baratas, transmissores de doenças. Bem como, proporcionar mau cheiro, poluição do ar e enchentes.
Últimas Notícias





