Presidente da Venezuela determina a criação de um estado na Guiana
06/12/23
By:
Redação
Decisão foi tomada após venezuelanos aprovarem a anexação de Essequibo; Maduro declarou que cabe a Guiana decidir se "resolverá isso por bem ou por mal".

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, determinou a criação de um estado na Guiana, dias após a aprovação dos venezuelanos no último domingo (03) em anexar o território de Essequibo, por meio de votação. Maduro exigiu que a Assembleia Nacional inicie imediatamente o debate e aprove a Lei Orgânica, que permite a criação da Guiana Essequiba.
O presidente venezuelano ainda deixou um recado à Guiana, dizendo que eles irão definir se a decisão vai ser resolvida "por bem ou por mal", mas depois ressaltando que a lei será orgânica e para as futuras gerações, garantindo que será feita com democracia e em paz.
Maduro nomeou Alexis Rodríguez Cabello como autoridade única para o território. Cabello é general do Exército venezuelano. Além disso, o presidente também definiu que a sede político-administrativa será em Tumeremo, na região sudeste, e determinou que as empresas estatais Petróleos da Venezuela SA (PDVSA) e Corporação Venezuelana de Guiana (CVG) criem as PDVSA Essequibo e CVG Essequibo, para conceder licenças operacionais para explorar e extrair petróleo, mineirais e gás no território.
Últimas Notícias





