Projeto educacional: Cartilha sobre os CIEPs será lançada em Alagoas no dia 15 de agosto
08/08/25
By:
Redação
A iniciativa é promovida pela Fundação Leonel Brizola

O novo volume da série “Legados Trabalhistas”: a Cartilha dos CIEPs, que celebra os 40 anos do maior projeto educacional já implantado pelo trabalhismo brasileiro, será lançado no dia 15 de agosto, às 19h, na sede do PDT de Alagoas, em Maceió. A iniciativa foi idealizada por Leonel Brizola e Darcy Ribeiro.
O evento contará com a presença de Henrique Matthiesen, coordenador do Centro de Memória Trabalhista e membro da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini, que vem a Maceió para apresentar a cartilha e debater sua atualidade.
“Um povo educado é capaz de avaliar se o governo e o parlamento estão, de fato, cumprindo o papel que lhes foi confiado. Educação é a base da consciência crítica e da democracia”, afirma Ronaldo Lessa, governador em exercício de Alagoas e presidente do PDT estadual.
Proposta revolucionária
“O projeto dos CIEPs é a proposta mais revolucionária que o trabalhismo ofereceu ao país. Uma escola que forma o ser humano por inteiro. Uma escola comunitária, de tempo integral, que acolhe a criança em todas as suas dimensões: intelectual, física, cultural, afetiva e social. Um projeto que forma não apenas alunos, mas cidadãos livres, conscientes e preparados para construir a verdadeira brasilidade”, afirma Matthiesen.
Projeto nacional popular
A iniciativa é promovida pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini em Alagoas (FLB-AL), coordenada por Alexandre Câmara, reafirmando o compromisso com a formação política e a reconstrução de um projeto nacional popular a partir da educação.
“Esse lançamento é um chamado à juventude, aos educadores e aos movimentos sociais: é hora de reativar esse horizonte de dignidade, comida, cultura, afeto e consciência”, destaca Alexandre. A cartilha será distribuída gratuitamente durante o evento, que também terá roda de conversa e leitura comentada com participação de lideranças, educadores e militantes do campo progressista.
Últimas Notícias





