top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

PSB negocia federação com PDT e Cidadania

25/06/25

By:

Redação

As negociações têm ocorrido de forma bilateral, e sempre partindo do PSB: a sigla mantém conversas separadas com PDT e Cidadania

Articulada pelo presidente nacional do PSB e prefeito do Recife, João Campos, a formação de uma federação entre o partido, o PDT e o Cidadania começou a ser discutida nas últimas semanas. As negociações têm ocorrido de forma bilateral, e sempre partindo do PSB: a sigla mantém conversas separadas com PDT e Cidadania, mas ainda não há diálogo direto entre os outros. Não há, contudo, sinais públicos de resistência por parte das legendas à eventual composição.


Na última quarta-feira, durante evento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) no Recife, Campos defendeu a construção de uma aliança com ambos os partidos como forma de fortalecer o “campo democrático”.


— É uma conversa de aproximação partidária, entendendo os desafios que os partidos têm e com muita esperança de poder construir politicamente juntos. Não tenho nenhuma dúvida de que há interesse em caminhar lado a lado — afirmou o dirigente, que assumiu o diretório nacional no início deste mês.

Campos lembrou que o PSB já tem um histórico de diálogo com o PDT. As tratativas por uma federação entre os dois remontam a 2022 e têm o objetivo de ampliar a representação no Congresso. Os dois partidos ainda precisam superar a cláusula de desempenho eleitoral, e consolidar uma frente programática comum.


— O nosso interesse, do PSB, sempre foi dialogar e tentar um arranjo que fortaleça não apenas os partidos envolvidos, mas também um campo político que consideramos essencial no cenário nacional — disse o prefeito.


A articulação é interpretada nos bastidores como uma tentativa de reorganizar a centro-esquerda, especialmente diante das dificuldades enfrentadas por outras federações. Tanto o agrupamento formado por PT, PCdoB e PV como a aliança PSOL-Rede enfrentam disputas internas e desgastes que se acentuaram nas eleições municipais do ano passado. Filiados de siglas menores, como Rede e PV, queixaram-se de pouca influência na tomada de decisões.


Apesar do histórico, o modelo é cogitado pelos partidos que querem mais recursos ou estão preocupados em atingir a cláusula de barreira. O PDT, por exemplo, atravessa um momento de reavaliação estratégica. A legenda chegou a ocupar cargo no primeiro escalão do governo Lula, mas recentemente adotou postura de independência no Congresso — movimento feito depois de a sigla se irritar com o que considerou uma fritura do presidente Carlos Lupi, que saiu do Ministério da Previdência após estourar o escândalo do INSS.


Com o desembarque iminente do ex-ministro Ciro Gomes — que mantém conversas para migrar para o PSDB —, o PDT avalia uma reaproximação com o Planalto e vê na federação uma possibilidade concreta de retomar protagonismo e garantir a superação da cláusula de barreira nas próximas eleições.


Inicialmente resistente à ideia de uma união mais rígida, Lupi passou a demonstrar maior abertura em encontros recentes com dirigentes de outros partidos. Nos últimos quatro anos, o PDT perdeu quadros importantes. O caso mais emblemático foi no Ceará, onde o grupo liderado pelo senador Cid Gomes deixou a legenda e migrou para o PSB. De 67 prefeituras conquistadas em 2020, o partido passou a controlar apenas cinco, todas em cidades de pequeno porte.


O Cidadania também sinaliza disposição para a aliança. O presidente nacional da sigla, Comte Bittencourt, confirmou que as negociações com o PSB estão em estágio avançado. Em relação a uma possível inclusão do PDT na federação, afirmou não ter objeções, mas ressaltou que ainda não houve diálogo direto com os pedetistas.


— Todas as conversas com o campo democrático serão bem-vindas no Cidadania, mas, até o momento, as negociações estão encaminhadas apenas com o PSB — apontou Bittencourt.




Fonte: O Globo

​Últimas Notícias

24/01/26

PRD e Arthur Lira articulam aliança estratégica para as eleições 2026 em Alagoas

Cúpula do Partido Renovação Democrática reuniu-se com deputado federal para projetar crescimento da sigla e expansão de bancadas.

24/01/26

Morre Constantino Júnior, fundador da GOL Linhas Aéreas, aos 57 anos

Empresário foi um dos pioneiros na democratização do transporte aéreo no Brasil; causa da morte não foi divulgada.

24/01/26

Futsal: Brasil empata com a Colômbia na estreia da Copa América 2026

Em jogo equilibrado, a Seleção Brasileira buscou o empate em 2 a 2 após sofrer com contra-ataques colombianos.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page