top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Quebra de Xangô: 113 anos do maior episódio de intolerância religiosa de Alagoas

03/02/25

By:

Redação

Em 2 de fevereiro de 1912, terreiros de Maceió foram invadidos e destruídos; adeptos de religiões afro também foram perseguidos

Na madrugada de 2 de fevereiro de 1912, Alagoas foi palco do maior ato de intolerância religiosa já registrado em seu território.


Naquela noite, vários terreiros de Candomblé foram invadidos e destruídos em Maceió, fruto da violência contra as religiões de matriz africana, que vinha sendo fomentada havia tempo, impulsionada pela desinformação e pela associação equivocada com bruxaria. O momento tenebroso ficou conhecido como Quebra de Xangô.


Registros de agressões, prisões e invasões da polícia nos terreiros eram comuns, provocando a humilhação e a intolerância religiosa contra o Candomblé no estado alagoano.


Ações de combate


O Governo de Alagoas tem desenvolvido iniciativas voltadas à valorização da cultura afro-brasileira, ao combate à discriminação religiosa, à conscientização e à preservação da história do Candomblé.

 

Não há espaço para intolerância e discriminação. Existem leis, políticas públicas, projetos de conscientização e punição para aqueles que praticam intolerância religiosa. A Delegacia Tia Marcelina foi construída e se tornou referência no acolhimento e investigação desses casos.


“(…) O Governo de Alagoas investe em ações para combater toda forma de intolerância religiosa, com atenção especial às religiões de matrizes africanas, historicamente alvo de perseguições”, destaca o governador Paulo Dantas.


Em 2012, o Governo de Alagoas fez um pedido oficial de perdão pelo Quebra de Xangô. Desde então, ações de combate à intolerância religiosa vêm sendo enraizadas e desenvolvidas.

​Últimas Notícias

29/01/26

Articulação para 2026: Filiação de Caiado ao PSD sinaliza chapa de centro com MDB

Movimento estratégico de Gilberto Kassab busca isolar extremos e consolidar alternativa de oposição moderada.

29/01/26

Anvisa aprova novas regras para o cultivo e uso de cannabis medicinal no Brasil

Medida visa facilitar o acesso de pacientes a tratamentos e regularizar a produção nacional sob normas rígidas de segurança.

29/01/26

Copom mantém Selic em 10,50%, mas sinaliza início de cortes para março

Em decisão unânime, Comitê de Política Monetária do Banco Central indica que estabilidade inflacionária permite flexibilização em breve.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page