top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Queda de avião deixa mais de 200 mortos na Índia

13/06/25

By:

Redação

Aeronave partiu de Ahmedabad com destino a Londres e caiu segundos após a decolagem

Um avião da Air India com 242 pessoas a bordo caiu nesta quinta-feira (12/06) em uma área residencial perto do aeroporto de Ahmedabad, no oeste da Índia.


"Parece que não há sobreviventes no acidente de avião", disse o comissário da polícia local G.S. Malik, que também admitiu a existência de vítimas em terra. "O avião caiu numa zona residencial, incluindo escritórios. O acidente causou mais vítimas", afirmou.


Horas depois, porém, fontes da polícia disseram à agência indiana Ani News ter resgatado uma pessoa com vida dos destroços da aeronave. O homem, um cidadão britânico de 40 anos, conseguiu se salvar pulando pela saída de emergência após a queda, informou um policial à agência de notícias Reuters. Além das 241 vítimas a bordo confirmadas pela Air India, a polícia indiana contabiliza outros 24 mortos em solo.


Em comunicado, a Direção Geral de Aviação Civil (DGCA) identificou a aeronave como um Boeing 787 com matrícula VT-ANB, que operava o voo AI-171 com destino a Londres-Gatwick. Dois pilotos, 10 tripulantes de cabine e 230 passageiros estavam a bordo. Segundo a agência de notícias Reuters, o voo levava 11 crianças.


O voo AI-171 partiu de Ahmedabad com destino ao aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido. Segundo fontes citadas por diversos canais de televisão indianos, o Boeing 787-8 Dreamliner caiu 30 segundos após a decolagem. A aeronave era pilotada pelo capitão Sumeet Sabharwal, um experiente piloto instrutor com 8.200 horas de voo, acompanhado pelo primeiro oficial Clive Kundar, com 1.100 horas de experiência, segundo o órgão regulador.


"O voo AI171 esteve envolvido em um incidente hoje. No momento, estamos apurando os detalhes e compartilharemos novas atualizações o mais breve possível", afirmou a Air India. A companhia informou que entre os passageiros estavam 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense.


Piloto deu sinal de emergência


De acordo com o relatório dos controladores de tráfego aéreo, a aeronave decolou da pista 23 às 13h39 (horário local, 5h09 no horário de Brasília). Cinco minutos depois, após o chamado de socorro, a aeronave não respondeu às comunicações e caiu no solo.


Segundo o site Flightradar24, o avião atingiu uma altitude máxima de 190 metros, o que dá quase 130 metros acima do nível do aeroporto. Depois, desceu a uma velocidade de cerca de 145 metros por minuto.


O avião caiu numa zona residencial chamada Meghani Nagar. Imagens do local do acidente mostravam partes da fuselagem caídas sobre o BJ Medical College, uma faculdade de medicina, e pessoas sendo transportadas em macas e ambulâncias. O acidente causou um incêndio que atingiu prédios no entorno.


A polícia afirmou que moradores estão entre as vítimas da tragédia. Segundo a emissora indiana NDTV, quatro estudantes de graduação e um médico residente morreram.  A associação médica FAIMA confirmou em comunicado que, além dos mortos, "muitos estudantes de medicina ficaram feridos", e afirmou que está monitorando de perto a situação para prestar toda a assistência possível.


Bombeiros e equipes médicas foram enviados com urgência ao local para iniciar as operações de resgate, de acordo com a imprensa local. As operações de resgate e a investigação das causas do acidente estão em andamento.


"Cenas devastadoras"


O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse estar chocado com o acidente. "A tragédia de Ahmedabad deixou todos atônitos e tristes. Nesta hora triste, os meus pensamentos estão com todos os afetados por esta tragédia. Estou em contato com os ministros e as autoridades que estão trabalhando para ajudar os afetados", afirmou.


O ministro-chefe do estado de Gujarat, Bhupendra Patel, expressou sua "profunda angústia" com o acidente e disse ter ordenado a criação de um "corredor verde" para a transferência urgente dos feridos para hospitais.


Da mesma forma, o ministro do Interior da Índia, Amit Shah, garantiu o "total apoio do governo central" e o envio de equipes da Força Nacional de Resposta a Desastres (NDRF) para auxiliar nos esforços de resgate. "As cenas que surgem de um avião com destino a Londres, transportando muitos cidadãos britânicos, caindo na cidade indiana de Ahmedabad são devastadoras", disse o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, em comunicado.


O rei Chales afirmou estar "desesperadamente chocado" com o incidente. "Nossas orações especiais e a mais profunda solidariedade estão com as famílias e amigos de todos os afetados por esse incidente terrivelmente trágico em tantas nações", disse em comunicado, prestando ainda uma homenagem aos serviços de emergência.

​Últimas Notícias

25/01/26

Estratégia 2026: Lula tenta se desvincular do rótulo de 'pai dos pobres' para ampliar base

Presidente inicia ano eleitoral focado em diálogo com classe média e setores produtivos.

24/01/26

PRD e Arthur Lira articulam aliança estratégica para as eleições 2026 em Alagoas

Cúpula do Partido Renovação Democrática reuniu-se com deputado federal para projetar crescimento da sigla e expansão de bancadas.

24/01/26

Morre Constantino Júnior, fundador da GOL Linhas Aéreas, aos 57 anos

Empresário foi um dos pioneiros na democratização do transporte aéreo no Brasil; causa da morte não foi divulgada.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page