Rússia lança mais de 500 drones em território ucraniano
03/09/25
By:
Redação
Também foram lançados 24 mísseis, deixando muitos feridos e 30 mil sem energia

As forças russas realizaram desde a tarde desta terça-feira (02) um ataque massivo à Ucrânia, disparando mais de 500 drones — além de mísseis — contra várias regiões do país, em especial com foco em infraestrutura civil e energética, de acordo com relatos de autoridades ucranianas e agências internacionais.
A Força Aérea da Ucrânia relatou ter interceptado a maioria dos alvos, mas imagens e dados oficiais indicam que residências, instalações de energia e centros de transporte foram atingidos por projéteis não interceptados CNN BrasilReutersThe Times. O desabastecimento atingiu quase 30 mil pessoas, especialmente nas regiões de Chernihiv e Kirovohrad.
Em Znamianka (região de Kirovohrad), quatro trabalhadores ferroviários ficaram feridos, e ao menos 28 casas foram danificadas. O sistema ferroviário local também sofreu interrupções significativas. Em Lviv, Lutsk e Chernihiv, prédios residenciais, linhas de transmissão de energia e estações foram afetados. Na cidade de Lviv, residentes ficaram sem eletricidade e houve graves danos à rede de transporte.
Reação política e diplomática
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy condenou os ataques como uma "demonstração da impunidade" de Putin e solicitou um aumento imediato nas sanções contra o setor bélico russo. Enquanto isso, ministros de defesa europeus se reuniram em Copenhague para intensificar o apoio militar à Ucrânia, e o secretário de Defesa do Reino Unido seguiu a Kiev para tratar de novas cooperações práticas.
Contexto geopolítico
O ataque ocorreu ao mesmo tempo em que o presidente russo Vladimir Putin participava de um desfile militar em Pequim, acompanhado pelos líderes Xi Jinping e Kim Jong-un, em um momento de reforço diplomático para Moscou.
Últimas Notícias





