top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

São Luís do Quitunde decreta alerta de emergência por causa das chuvas

22/05/25

By:

Redação

A medida emergencial entrou em vigor na noite desta quarta-feira (21) e é valido por 180 dias

O município de São Luís do Quitunde é o mais afetado com o temporal que assola Alagoas desde o último sábado (17) e a prefeita Márcia Cavalcante (MDB) decretou estado de emergência na cidade por causa dos danos causados pelas chuvas. A medida emergencial entrou em vigor na noite desta quarta-feira (21) e é valido por 180 dias.

A medida, formalizada por meio do Decreto Municipal nº 017/2025, assinada pela prefeita Márcia Cavalcante, reconhece os danos provocados por uma tempestade local do tipo convectiva. Com o decreto em vigor, o município agora aguarda o reconhecimento federal para acessar recursos que permitirão ações emergenciais e a recuperação de áreas atingidas.

São Luís do Quitunde é o primeiro município alagoano a adotar a medida devido às chuvas que castigam o território alagoano. De acordo com o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, divulgado no fim da manhã desta quarta-feira (21), a cidade possui agora 160 pessoas afetadas diretamente pelas chuvas.

São Luís do Quitunde tem o maior número de desabrigados no Estado (pessoas que estão alojadas em abrigos), totalizando 144, e 16 desalojados (abrigadas temporariamente em casas de família). Na terça-feira (20), o número de pessoas afetadas pelas chuvas na cidade era 44 entre desalojados e desabrigados.

São Luís do Quitunde é o município que enfrenta mais problemas por causa das chuvas que assolam Alagoas desde o último sábado (17). A cidade se encontra com casas inundadas e a rodovia AL-105 foi invadida pela enchente. A Prefeitura de São Luís do Quitunde suspendeu as aulas até sexta-feira (23). Na manhã desta quarta, uma barreira desabou e uma mulher foi atingida.


O Decreto Municipal nº 017/2025  permite que a prefeitura mobilize todos os órgãos municipais sob coordenação da Defesa Civil, convoque voluntários, promova campanhas de arrecadação, realize desapropriações em áreas de risco e entre em imóveis particulares para prestar socorro, em caso de risco iminente.

Também está autorizada a dispensa de processos licitatórios para aquisição emergencial de bens e serviços considerados essenciais para o enfrentamento da situação.



Fonte: 7 Segundos

​Últimas Notícias

22/05/25

JHC visita áreas de risco e garante assistência às famílias afetadas

Prefeito de Maceió assegura atendimentos emergenciais às comunidade que mais precisam

22/05/25

São Luís do Quitunde decreta alerta de emergência por causa das chuvas

A medida emergencial entrou em vigor na noite desta quarta-feira (21) e é valido por 180 dias

22/05/25

Operação de linhas de ônibus para o jogo entre CRB e Santos

Além dos veículos que já atendem o Trapiche, DMTT amplia itinerário de outros coletivos até a região do estádio

Inscreva-se para receber nossas notícias

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

bottom of page