Santa Mônica e Maternidade do Hospital da Mulher asseguram assistência obstétrica às gestantes alagoanas
22/05/25
By:
Secom - AL
Unidades de alto risco e de risco habitual são mantidas e gerenciadas pela Uncisal e pela Sesau, por meio do Governo do Estado

As gestantes alagoanas que necessitam de assistência ao parto, seja de alto risco ou de risco habitual, contam em Maceió com a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) e com a Maternidade do Hospital da Mulher de Alagoas (HMA), localizadas no bairro do Poço, em Maceió. As duas unidades são gerenciadas, respectivamente, pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Governo do Estado.
Por meio delas, todos os anos, milhares de gestantes dão à luz todos os anos, recebendo atendimento especializado e humanizado, mediante regulação. A maternidade do Hospital da Mulher de Alagoas, por exemplo, que conta com equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, enfermeiros, obstetras e doulas, realizou 3.796 partos no ano de 2024, sendo 2.067 normais e 1.729 cesáreas.
Com as duas unidades especializadas em assistência de risco habitual e de alto risco, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, assegura que as gestantes alagoanas estão em boas mãos. “Além destas duas maternidades próprias em Maceió, o Governo do Estado conta, ainda, com maternidades próprias em Delmiro Gouveia, União dos Palmares e Porto Calvo, além de contar com uma rede contratualizada ao SUS, espalhada por Penedo, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e Arapiraca, por exemplo, onde todas as gestantes são reguladas durante o pré-natal”, frisou o gestor da saúde estadual.
A maternidade do Hospital da Mulher de Alagoas conta com seis salas Pré-Parto, Parto e Puerpério (PPPs) e 48 leitos do Alojamento Conjunto (Alcon). E um dos diferenciais da unidade é que as futuras mamães que desejam ter seus bebês na moderna estrutura disponibilizada contam com a visita guiada, disponibilizada a partir da 30ª semana de gestação.
Durante a visita, a futura mamãe pode sanar dúvidas e conhecer de perto toda estrutura materno-infantil da maternidade do Hospital da Mulher de Alagoas. A visita guiada tem início na recepção e passa pela Classificação de Risco, Observação Obstétrica, Centro de Parto Normal (CPN), Alojamento Conjunto (Alcon) e as Salas de Amamentação e de Vacinação.
“O Hospital da Mulher é dotado de toda estrutura e profissionais para oferecer acolhimento e humanização às gestantes que escolhem a nossa unidade para darem à luz seus filhos. Aqui elas recebem toda assistência multidisciplinar, além de desfrutarem de outros serviços como a Sala de Apoio à Amamentação, cartório, as primeiras vacinas e os testes nos primeiros dias de vida do bebê”, destacou a gestora hospitalar Yarim Rocha.
Beneficiada
Mãe da pequena Olívia, de um ano, e do Otto, de 4 anos, a dona de casa Bruna Bento Morais deu à luz sua segunda filha na maternidade do Hospital da Mulher de Alagoas no dia 1º de janeiro de 2024. Ela relata que realizou o sonho de ter um parto natural e humanizado, com auxílio da enfermeira e doula.
“Com o meu primeiro filho eu sofri violência obstétrica em um hospital particular e foi traumatizante para mim. A maternidade do Hospital da Mulher superou as minhas expectativas e realizou o meu sonho de ter um parto normal, humanizado e com doula. Sou grata a toda equipe que esteve ao meu lado do parto até a minha alta”, declarou Bruna.
Últimas Notícias





