top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Satélite de empresa chinesa supera o Starlink de Elon Musk

01/02/25

By:

Redação

Chineses atingiram taxa recorde de transmissão de dados para estações na Terra usando laser

Uma empresa chinesa superou o Starlink de Elon Musk em volume de transmissão de dados de satélite para a Terra. Em dezembro, os chineses atingiram uma taxa recorde de transmissão de dados de 100 Gbps [Gigabits por segundo], utilizando laser.


A empresa chinesa que estabeleceu o recorde é chamada Chang Guang Satellite Technology Co. e opera uma constelação de 117 satélites para sensoriamento remoto.


Os 100 Gbps (gigabits por segundo) via laser são dez vezes mais rápidos do que o recorde anterior de Chang Guang, disse o porta-voz da empresa a repórteres na China. Isso atualmente os coloca um passo à frente do Starlink de Elon Musk.


“O Starlink de Musk introduziu seu sistema de comunicação intersatélite, mas ainda não instalou a comunicação satélite-solo por laser”, disse o porta-voz. “Acreditamos que eles podem ter a tecnologia, mas já iniciamos instalações em larga escala.”


Esse salto tecnológico permite uma série de melhorias de infraestrutura no espaço, dizem os cientistas, inclusive nas áreas de sensoriamento remoto da superfície da Terra, navegação e comunicação móvel com 6G.


No final de dezembro, a Chang Guang transmitiu com sucesso dados a 100 Gbps de um de seus satélites para uma nova estação de recepção a laser na Terra, de acordo com o jornal “Lianhe Zaobao” em Cingapura e a mídia estatal chinesa. Essa nova taxa permite que “100 filmes completos sejam transmitidos do espaço para a Terra em um único segundo”, afirma um relatório.


Gargalo na comunicação por satélite

A tecnologia alivia muito um importante gargalo na comunicação global por satélite: sensores e câmeras cada vez mais poderosos estão causando uma explosão de dados de observação no espaço. Os métodos de transmissão atuais não tem mais capacidade de processá-lo e aplicá-los ​e aplicados com rapidez suficiente


A Chang Guang planeja equipar todos os seus 117 satélites de sensoriamento remoto com a nova tecnologia de laser para aumentar sua eficiência. Até 2027, espera-se que 300 satélites estejam em rede com ela. Este sistema de laser estabelece uma nova “base para a implantação e operação eficiente da infraestrutura de satélite chinesa, incluindo navegação, Internet 6G e sensoriamento remoto”.


A transmissão de grandes quantidades de dados via laser é mais confiável e mais econômica do que outros métodos. Isso permite muitos avanços no uso civil e militar de dados de satélite, de acordo com o relatório oficial da empresa, em áreas como “monitoramento de desastres, defesa nacional, cidades inteligentes, proteção ambiental, primeira resposta por equipes de emergência e Internet 6G via satélite.”


Uso para fins civis e militares


Como quase todas as tecnologias de satélite, esta é de “uso duplo”, o que significa que pode ser empregada para fins civis e militares. A empresa Chang Guang sofreu sanções da União Europeia em junho de 2024 por  ter sido acusada de  fornecer imagens de satélite ao grupo mercenário russo Wagner.


A empresa chinesa, que não esconde seus fortes laços com os militares e o estado chineses, desenvolveu uma estação terrestre móvel para seu novo link de satélite que pode ser movida durante mau tempo ou outra turbulência atmosférica, aumentando a confiabilidade e a estabilidade da transmissão de dados. Para conseguir isso, uma série de obstáculos técnicos foram superados.


Institutos de pesquisa civis e militares em outros países também estão trabalhando para aumentar as taxas de transmissão de dados do espaço. A NASA e o MIT já atingiram 200 Gbps em testes de seu TeraByte Infrared Delivery System (TBIRD).


A França também está conduzindo pesquisas nessa área. No entanto, a Chang Guang é a primeira empresa comercial a disponibilizar uma velocidade de transmissão tão alta, baseada em laser.

​Últimas Notícias

29/01/26

Articulação para 2026: Filiação de Caiado ao PSD sinaliza chapa de centro com MDB

Movimento estratégico de Gilberto Kassab busca isolar extremos e consolidar alternativa de oposição moderada.

29/01/26

Anvisa aprova novas regras para o cultivo e uso de cannabis medicinal no Brasil

Medida visa facilitar o acesso de pacientes a tratamentos e regularizar a produção nacional sob normas rígidas de segurança.

29/01/26

Copom mantém Selic em 10,50%, mas sinaliza início de cortes para março

Em decisão unânime, Comitê de Política Monetária do Banco Central indica que estabilidade inflacionária permite flexibilização em breve.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page