top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Semana camponesa acampa na agricultura e cobra reforma agrária do Governo

22/07/25

By:

Redação

Durante Semana Camponesa, movimentos do campo pautam reunião com Paulo Dantas (MDB) para avanço da Reforma Agrária no estado

Camponeses e camponesas de todo o estado que ocupam, desde o domingo (20), o prédio da Secretaria de Agricultura, demandam agenda de negociação com o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), durante jornada de lutas em Maceió. Acampados na Secretaria da Agricultura (SEAGRI), militantes buscam cobrar medidas efetivas para demanda camponesa no estado.


“Queremos retomar uma pauta já conhecida pelo governo estadual, mas que infelizmente ainda não avançou”, explicou Renildo Gomes, da direção nacional do MST. “Nosso objetivo é especialmente dialogar com o governador Paulo Dantas sobre o acordo firmado para destinação das terras da Usina Laginha e parte da Usina Guaxuma para a Reforma Agrária”, aponta.


O representante do MST destaca a negociação firmada entre o governo alagoano, Tribunal de Justiça e os movimentos do campo, ainda em 2015, que construía uma agenda de trabalho para o avanço no assentamento das famílias acampadas nas terras da massa falida do Grupo João Lyra.

“O governo de Alagoas chegou a receber parte do pagamento de débitos da massa falida e é preciso que o poder público estadual reafirme seu compromisso firmado com as famílias Sem Terra”, reforça Gomes.


Agenda unificada


Além do MST, participam da mobilização em Maceió a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Frente Nacional de Luta (FNL), Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), Movimento Popular de Luta (MPL), Movimento Social de Luta (MSL), o Movimento Via do Trabalho (MVT) e Movimento Terra Livre, que chegam a reunir 2000 trabalhadores e trabalhadoras mobilizados na capital.


Desde o anúncio da abertura de falência do Grupo João Lyra, os movimentos do campo reivindicam o assentamento de milhares de famílias camponesas nos hectares de terras do grupo em Alagoas. De 2011 a 2014, os movimentos ocuparam áreas das três usinas falidas no estado: Guaxuma, na região de Coruripe, Teotônio Vilela e Junqueiro; Uruba, no município de Atalaia; e Laginha, em União dos Palmares e Branquinha.


Somente em 2015 foi iniciado o processo de negociações entre os movimentos, o governo do estado, a representação da massa falida e o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas. Na tratativa, propôs-se um acordo que levou em conta a necessidade de pelo menos uma das usinas voltar a moer cana-de-açúcar, visando gerar recursos para honrar o pagamento aos credores.


A proposta de acordo foi que as famílias Sem Terra desocupassem a Usina Uruba, em Atalaia, que tinha maior possibilidade de retomar o trabalho de imediato, e, como contrapartida, seriam destinados cerca de 1.500 hectares de terra da Usina Guaxuma para que as organizações que a ocupavam, e toda a Usina Laginha seria destinada para fins de Reforma Agrária Popular – acordo que até então não foi cumprido.


Semana Camponesa


A mobilização em Maceió integra a Semana Camponesa, ação nacional que reúne ações em todas as regiões pautando a agenda da Reforma Agrária a partir dos movimentos do campo.


Sob o lema “Para o Brasil alimentar, Reforma Agrária Popular”, a Semana Camponesa organiza um conjunto de atividades para pressionar o avanço da Reforma Agrária no âmbito estadual e nacional, bem como de diálogo com a sociedade.


Entre as pautas da Semana Camponesa, a jornada de luta pretende debater ainda, além da criação de novos assentamentos, a liberação de políticas públicas para avançar na produção de alimentos, fortalecimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e reafirmar o papel da Reforma Agrária como política fundamental na defesa da soberania nacional.

​Últimas Notícias

23/01/26

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes no fundo de pensão Rioprevidência

Mandados de busca e apreensão miram autoridades do estado do Rio por irregularidades em investimentos ligados ao Banco Master.

23/01/26

Maceió lidera ranking nacional de turismo para o ano de 2026

Estudo da Braztoa aponta a capital alagoana como 'campeã de vendas' e prevê abertura de 12 novos hotéis no estado.

23/01/26

Brasil terá delegação recorde nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026

Com 14 atletas confirmados, país supera marca anterior; esquiadora Bruna Moura é um dos destaques em Milão-Cortina.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page