top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Senado dos EUA aprova projeto para encerrar tarifas contra o Brasil

30/10/25

By:

Proposta democrata, que revoga sanções impostas por Donald Trump, foi aprovada por 52 votos a 48; medida ainda precisa passar pela Câmara, onde enfrenta resistência republicana

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (28) um projeto de lei que revoga as tarifas de 50% impostas pelo ex-presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros. A proposta, de iniciativa democrata, foi aprovada por 52 votos a 48 e contou com o apoio de cinco senadores republicanos, entre eles o veterano Mitch McConnell, ex-líder da bancada republicana.


Apesar do avanço, o texto ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados, onde os republicanos têm maioria. Por isso, analistas avaliam que a medida dificilmente terá efeito prático imediato, podendo ser barrada ou arquivada na próxima etapa do Congresso americano.


O projeto revoga as tarifas criadas durante o governo Trump com base em uma declaração de “emergência econômica”, usada para justificar sanções comerciais contra o Brasil e outros países. Segundo o senador republicano Rand Paul, do Kentucky, a justificativa foi “esdrúxula” e inconstitucional. “Emergências são como guerra, fome e tornados. Não gostar das tarifas que alguém impõe contra nós não é uma emergência. Cabe ao Congresso decidir sobre isso”, afirmou Paul.

A iniciativa no Senado ocorre em meio a uma decisão judicial recente do Tribunal de Apelações de Washington, que considerou ilegais as tarifas impostas por Trump sem aprovação do Congresso. O caso ainda será analisado pela Suprema Corte dos EUA, o que pode derrubar todas as tarifas comerciais adotadas durante o governo republicano.

Além do Brasil, o projeto também prevê o fim de tarifas sobre produtos do Canadá e de uma tarifa base global criada por Trump em seu retorno à Casa Branca.

Segundo parlamentares, as tarifas afetam diretamente produtos essenciais importados do Brasil, como alimentos, café e combustíveis, com impacto sobre a inflação americana.

Diante da proximidade das eleições legislativas de meio de mandato em 2026, congressistas avaliam que a medida pode reduzir custos ao consumidor e evitar desgaste político.

Mesmo assim, a expectativa é que a Câmara dos Deputados rejeite o projeto, mantendo as tarifas em vigor até uma possível negociação diplomática entre a Casa Branca e o governo brasileiro — ou até que a Suprema Corte decida sobre a legalidade das medidas adotadas por Trump.

​Últimas Notícias

19/01/26

Governo federal libera R$ 12 milhões para escolas de samba do Rio

Repasse de R$ 1 milhão para cada agremiação do Grupo Especial acelera preparativos para o Carnaval 2026.

19/01/26

Morte de Raul Jungmann gera onda de homenagens entre líderes políticos

Ex-ministro da Defesa e Segurança Pública faleceu aos 73 anos vítima de um câncer no pâncreas.

18/01/26

Convite de Trump para Conselho em Gaza coloca Lula em dilema diplomático

Presidente brasileiro avalia participação em órgão internacional de paz proposto pelo mandatário dos EUA.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page