Senadores lamentam morte de Sebastião Salgado
24/05/25
By:
Redação
Diversos senadores lamentaram a morte do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, aos 81 anos, em Paris, na França

Os senadores lamentaram a morte do fotógrafo Sebastião Salgado, reconhecido internacionalmente pelos registros de temas sociais e ambientais em sua obra. Nascido em Aimorés, no interior de Minas Gerais, ele formou-se em economia e, foi trabalhando para a Organização Internacional do Café, em Londres, depois de se exilar, por causa da ditadura militar, que iniciou-se na fotografia, retratando as paisagens da África em viagens a serviço.
A senadora Mara Gabrilli, do PSD de São Paulo, afirmou em suas redes sociais que o fotógrafo capturou a alma humana com sua lente, revelando dores, beleza e esperança.
Também do PSD, a senadora Eliziane Gama, representante do Maranhão, disse que a morte do fotógrafo ocorreu na semana em que o Senado aprovou a Lei Geral do Licenciamento Ambiental, uma proposta que, na opinião dela, representa um retrocesso. Eliziane Gama lembrou ainda que, durante sua vida, Sebastião Salgado também plantou mais de dois milhões de árvores.
Já o líder do governo, senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, afirmou que o Brasil se despede de um dos maiores nomes da fotografia mundial, ao destacar obras como Êxodos, Gênesis e O Sal da Terra que, segundo ele, revelaram ao mundo histórias de dor, resistência e esperança, sempre com um olhar profundamente humano. Presidente da Comissão de Educação, a senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, também lamentou a morte do fotógrafo que retratou o cotidiano da vida dos trabalhadores.
(senadora Teresa Leitão) "A captação da imagem tinha um quê de poesia. Era como se ele se debruçasse sobre as câmaras e capta-se aquilo que vai além das câmaras. Só que a fotografia dele é tão perfeita nesse aspecto que ela consegue englobar. Ela não retrata só o exterior. A fotografia dele é uma história, é uma poesia. O livro que eu tenho dele é justamente a fotografia de trabalhadores e trabalhadoras". Sebastião Salgado morreu nesta sexta-feira aos 81 anos em Paris, na França.
Últimas Notícias