Sesau e Ministério da Saúde promovem oficina de avaliação do Plano de Contingência de Meningites em Alagoas
08/07/25
By:
Secom - AL
O encontro reuniu técnicos e gestores com o objetivo de aprimorar resposta a surtos, prevenção, diagnostico e tratamento da doença

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Ministério da Saúde (MS) promoveram, nesta segunda-feira (7), uma oficina de Avaliação do Plano de Contingência de Meningite, focado na análise das ações realizadas na resposta a possíveis surtos da doença em Alagoas.
O encontro, destinado aos profissionais da Vigilância Epidemiológica, assistência e apoio diagnóstico, ocorreu no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro Trapiche, em Maceió.
Durante a oficina, foram apresentados dados epidemiológicos, fluxos de atendimento, desafios enfrentados pelas equipes de saúde e propostas de aprimoramento das medidas preventivas, de diagnóstico e de contenção. Também foi analisado o Plano de Contingência de Alagoas para Enfrentamento da Meningite, como forma de identificação de áreas de melhoria para o enfrentamento das meningites.
Meningite
A meningite é uma infecção grave que afeta as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, sendo, a meningite meningocócica, uma das formas mais preocupantes. pela rápida evolução.
A transmissão é de pessoa para pessoa, por vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre a transmissão fecal-oral, por meio da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.
Últimas Notícias





