top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Sesau volta a orientar população alagoana sobre como evitar a leptospirose

07/05/25

By:

Secom - AL

Com a chegada da quadra chuvosa, as medidas de prevenção devem ser reforçadas

Com a chegada da quadra chuvosa em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) volta a orientar a população alagoana sobre os riscos do contágio por doenças de veiculação hídrica. A principal delas é a leptospirose.


A doença causa infecção, febre aguda e é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais, principalmente ratos, infectados pela bactéria Leptospira. A contaminação se dá por meio da penetração da bactéria na pele de pessoas que apresentam lesões e que ficam imersas, por longos períodos, em água contaminada ou por meio de mucosas.


O período de incubação, ou seja, intervalo de tempo entre a transmissão da infecção até o início das manifestações dos sinais e sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e, normalmente, ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.


Para não contraí-la é necessário evitar contato com a água de enchentes e do esgoto, bem como do transbordamento de rios e córregos, que podem estar contaminados, conforme alerta a médica veterinária da Sesau, Bianca Suruagy.


"O ideal é sempre evitar a exposição à água das chuvas e, quando não tiver como evitar, é necessário usar luvas e botas adequadas. Caso haja contato com lama ou água de enchente, é preciso tomar banho e monitorar o aparecimento de sintomas como febre, dor de cabeça, diarreia, para procurar atendimento médico”, destaca Bianca Suruagy.


Medidas


A médica veterinária da Sesau ressalta, ainda, que devem ser tomadas medidas para evitar que os alimentos se contaminem.


“É importante a atenção ao higienizar alimentos, pois muitas doenças podem ser transmitidas na lavagem deles ou, em caso de inundações, do contato da água contaminada onde eles estão armazenados”, frisa.

Bianca Suruagy orienta, também, que o uso de água tratada, tanto para ingestão, quanto para higienização dos alimentos, é uma boa medida de prevenção a ser tomada.


“Os alimentos devem ser lavados com água limpa, potável e, se preciso, é necessário usar o hipoclorito de sódio, que é distribuído mensalmente para os municípios”, enfatiza, ao informar que Alagoas notificou 40 casos de leptospirose em 2024.

​Últimas Notícias

26/01/26

13ª Feira dos Municípios encerra com recorde de público e celebração das raízes alagoanas

Evento no Centro de Convenções reuniu apresentações de Reisado, Maracatu e palestras sobre gestão cultural.

26/01/26

Lula conversa com Trump e cobra assento para Palestina em Conselho da Paz

Presidente brasileiro condicionou participação no colegiado à inclusão de representantes palestinos e foco em Gaza.

26/01/26

Brasil e FIFA lançam marca oficial da Copa do Mundo Feminina 2027

Slogan 'GO EPIC' e identidade visual com 'Brasil' escrito com 'S' foram apresentados no Rio de Janeiro.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page