Sindicato dos Bancários de Alagoas celebra 92 anos com posse da nova diretoria
22/09/25
By:
Nova diretoria assume em meio a novos desafios enfrentados pela categoria

A nova diretoria do Sindicato dos Bancários de Alagoas tomou posse online no dia 1º de setembro, para a gestão 2025/2029. A celebração festiva aconteceu nesse sábado (20), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em comemoração aos 92 anos da entidade.
O presidente Thyago Miranda, bancário do Banco do Nordeste, destacou que, apesar dos avanços tecnológicos, o sistema financeiro ainda depende fortemente do trabalho humano. Ele alertou para as demissões nos bancos privados, que vêm sendo acompanhadas pela substituição de bancários por trabalhadores terceirizados ou pejotizados.
“Estamos denunciando essas práticas e brigando contra a flexibilização das relações trabalhistas, que se acentuaram após a reforma de 2017. Em outubro haverá uma audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF) para tratar da pejotização, e depois o Supremo deverá decidir sobre a sua legalidade”, afirmou.
Ao lembrar os 92 anos de trajetória do sindicato, Thyago ressaltou que cada geração enfrentou desafios, e os atuais não são menores. Entre eles, citou a terceirização irrestrita, a pejotização, o avanço da inteligência artificial (IA), as metas abusivas que aumentam os índices de adoecimento da categoria, a defesa dos bancos públicos e, sobretudo, a luta contra a extrema-direita e em defesa do Estado Democrático de Direito.
“As mudanças no mundo do trabalho nos levam a repensar. Precisamos nos reinventar, sobretudo na comunicação com as bases, nas periferias, nas escolas e universidades. Todas as conquistas trabalhistas e sociais vieram das lutas populares, dos sindicatos e das entidades representativas. É inconcebível que trabalhadores votem em parlamentares que atuam contra seus interesses”, declarou Thyago.
Thyago ainda classificou a reforma trabalhista de 2017, aprovada no governo Michel Temer, como uma “contrarreforma”, apontando-a como um grande retrocesso. Para ele, investir em formação política e em comunicação que dialogue com a juventude e com os trabalhadores é fundamental para o fortalecimento da luta sindical.
Sobre a festa de posse e o aniversário de 92 anos do sindicato, Thyago Miranda resumiu: “Foi um momento inesquecível, ao som das bandas Jam80, Mistura do Iza e Golden Time. Música, alegria e muita energia deram o tom de uma noite muito especial, com a presença de milhares de bancários e suas famílias.”
Fonte: 082 Notícias
Últimas Notícias





