top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Supremo Tribunal Federal deve ser acionado contra emenda de líder e Dino tende a barrar manobra

15/03/25

By:

Redação

O texto costurado entre Congresso, Palácio do Planalto e Supremo torna obrigatório o detalhamento de todos os parlamentares responsáveis pelas emendas de bancada e de comissão

STF deve ser acionado contra emenda de líder e Dino tende a barrar manobra. Depois que o Congresso Nacional aprovou a criação das chamadas “emendas de líderes”, que permitem aos líderes indicar recursos de cunho coletivo sem pormenorizar os parlamentares solicitantes, o Psol deve acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a medida. Organizações da sociedade civil também avaliam procurar a Corte.


À CNN, a líder do partido na Câmara dos Deputados, deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), disse que a aprovação do projeto dribla o acordo homologado pelo STF. O texto costurado entre Congresso, Palácio do Planalto e Supremo torna obrigatório o detalhamento de todos os parlamentares responsáveis pelas emendas de bancada e de comissão.


"O Congresso decidiu por um atalho para burlar as exigências do Supremo em relação à transparência e rastreabilidade das emendas. Nesse atalho, o líder esconde quem é o verdadeiro propositor da emenda, o que acaba criando a nova figura de um relator, descumprindo as decisões da Corte”, afirma Talíria.


O Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), que foi admitido pela Corte para acompanhar o andamento do processo, também pretende peticionar.


A entidade diz que a nova norma permite que “autores de projetos de emendas se escondam atrás das figuras líderes partidários e de bancadas, blindando-os do escrutínio público e institucional”. Se provocado, o ministro Flávio Dino, relator das ações sobre a falta de transparência das emendas, tende a barrar a manobra.


Ele chegou a suspender o pagamento de quase R$ 5 bilhões em emendas de comissão devido à impossibilidade de identificar quem eram os parlamentares solicitantes. Isso porque o ofício foi enviado para o Executivo pelo então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-L), assinado por 17 líderes partidários.


A Polícia Federal (PF) investiga o caso, diante da suspeita de que as ordens “viessem de cima”, sem deliberação pelos parlamentares do próprio colegiado. Para superar esse problema, o acordo homologado no STF - após meses de negociação entre os Poderes - torna fundamental registrar em ata o nome de todos os parlamentares que decidiram pela destinação da verba, seja nas emendas de comissão ou nas emendas de bancada.


Ainda nesta quinta-feira (13), durante a votação no Congresso, parlamentares se diziam surpresos com a resolução, uma vez que o formulário com informações sobre a destinação das emendas não exigia que o autor estivesse identificado. Já nos bastidores do STF, uma nova “bronca” de Dino no Legislativo é dada como certa.


A Transparência Internacional Brasil também criticou a resolução. Para a organização, a manobra “perpetua o ‘orçamento secreto’” - o qual define como “um dos maiores escândalos recentes" - e não atende às determinações do Supremo, nem aos interesses da sociedade.


As regras de transparência vêm sendo negociadas desde agosto, quando ministros do Supremo se reuniram a portas fechadas com representantes do Congresso e do governo federal. Com a homologação do acordo, os recursos foram destravados, o que viabilizou o avanço da votação do Orçamento 2025, que deve ocorrer na próxima semana.

​Últimas Notícias

28/01/26

Dia Mundial da Educação Ambiental reforça propósito do Programa Clorofila

Iniciativa, a mais longínqua do gênero no Brasil, é alinhada aos objetivos da data comemorativa instituída pelas Nações Unidas

27/01/26

IPCA-15 desacelera e Ibovespa atinge marca histórica de 183 mil pontos

Prévia da inflação de janeiro ficou em 0,20%, impulsionando otimismo no mercado financeiro.

27/01/26

Bloco 'Filhos da Pauta' anuncia retorno às prévias do Jaraguá Folia

Histórico bloco dos jornalistas volta ao calendário oficial; Mostra de Teatro de Bonecos também é destaque.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page