Suspeito de matar Charlie Kirk é preso e identificado em Utah
13/09/25
By:
O presidente Donald Trump afirmou esperar que o assassino de Kirk receba a pena de morte

Autoridades dos Estados Unidos prenderam nesta sexta-feira (12/09) o suspeito de ter assassinado o ativista conservador e aliado do presidente americano Donald Trump Charlie Kirk.
O suspeito foi identificado como Tyler Robinson, um estudante de elétrica de 22 anos. Kirk morreu em um atentado com arma de fogo na quarta-feira (10/9), durante evento em uma universidade em Utah, nos Estados Unidos. O suspeito não era estudante da universidade.
O governador de Utah, Spencer Cox, disse em uma coletiva do FBI (a polícia federal americana) que o pai de Robinson procurou um amigo pastor, que então contatou um xerife avisando que o suspeito havia confessado o que aconteceu.
Segundo a a CBS News (parceira da BBC nos EUA), duas fontes contaram que o pai de Robinson percebeu que o suspeito era seu filho pelas imagens divulgadas pelo FBI após o crime. Ao ser questionado pelo pai, o jovem teria admitido que cometeu o crime.
As fontes acrescentaram que o pai incentivou o jovem a se entregar, mas Robinson falou que preferiria a morte. Foi quando a família buscou ajuda de um pastor próximo, que acabou entrado em contato com as autoridades. Antes, um colega de quarto de Robinson mostrou à polícia mensagens trocadas no Discord, popular plataforma de jogos e de conversas em grupos de difícil rastreamento.
As mensagens atribuídas a um "Tyler" mencionavam a necessidade de buscar um rifle em um ponto de entrega e deixar a arma em um arbusto. As mensagens também indicavam que ele estava vigiando a área onde o rifle foi deixado e que a arma estava enrolada em uma toalha. Um rifle foi apreendido pela polícia numa área de mata.
O governador Cox afirmou que os investigadores analisaram imagens da Universidade Utah Valley (UVU), onde ocorreu o crime, e identificaram Robinson em um veículo Dodge Challenger em 10 de setembro, data do assassinato.
Nesta sexta-feira (noite de quinta em Utah), quando foi abordado pessoalmente pelos investigadores no condado de Washington, Robinson usava roupas compatíveis com as das imagens — incluindo "uma camiseta lisa cor vinho, shorts claros, um boné preto com um logotipo branco e tênis claros". O presidente Donald Trump disse ao canal Fox News mais cedo esperar que o assassino de Kirk receba a pena de morte. "Kirk era uma pessoa excelente e não merecia isso", afirmou o republicano.
As acusações formais contra Robinson serão apresentadas na terça-feira (16/09), segundo um comunicado do Escritório do Procurador do Condado de Utah. O suspeito deve ser acusado pelos crimes de homicídio qualificado, obstrução de Justiça e disparo de arma de fogo — causando lesão corporal grave O suspeito estava no terceiro ano de um curso técnico de elétrica no Dixie Technical College, no sudoeste de Utah, onde morava, informou um porta-voz da UVU à BBC.
Fonte: BBC
Últimas Notícias





