top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Ufal amplia estudos sobre própolis para expandir exportação do produto

13/02/25

By:

Redação

Pesquisadores de várias áreas também estão focados na extensão do selo de Indicação Geográfica (IG) do mel vermelho dos manguezais de Alagoas

Em busca de fortalecer e aumentar a produtividade da própolis vermelha e da marrom esverdeada, encontradas no estado, pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estão avançando nos estudos sobre esses produtos para expandir as exportações.


O que eles pretendem é ampliar a base científica e tecnológica para fortalecer a produção, integrando tecnologias sociais para aprimorar o cultivo e garantir o fornecimento sustentável.


É assim que grupos de pesquisa e inovação da Ufal, de várias áreas do conhecimento, estão trabalhando. Os estudos com as própolis vermelha e marrom esverdeada envolvem pesquisadores do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) e dos institutos de Ciências Farmacêuticas (ICF), de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e de Química e Biotecnologia (IQB).


Esses pesquisadores também estão focados na extensão do selo de Indicação Geográfica (IG) do mel vermelho dos manguezais de Alagoas e trabalham em conjunto com a União dos Produtores de Própolis Vermelha de Alagoas (Unipropópolis).


Eles também têm interesse em desenvolver pesquisas agroecológicas, entomológicas, ecológicas, botânicas e farmacêuticas para aprimorar o escalonamento da produção e a qualidade da matéria-prima da própolis vermelha.


Segundo o professor do ICF, Ticiano Nascimento, que tem pós-doutorado na área de purificação e identificação de metabólitos secundários da própolis vermelha de Alagoas, a demanda pelo produto tem crescido significativamente.


“Essa demanda é impulsionada pelo aumento do número de empresas alagoanas que utilizam a própolis vermelha em seus produtos e pela necessidade de expandir as exportações. Por isso, a parceria entre a Ufal e a Uniprópolis busca integrar tecnologias sociais para aprimorar o cultivo e garantir um fornecimento sustentável e de alta qualidade para atender ao mercado nacional e internacional”, destacou.


De acordo com Nascimento, os estudos da Ufal e o trabalho desenvolvido pela Uniprópolis representam um avanço significativo para o fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura em Alagoas.


“Além de garantir a valorização dos produtos locais, a pesquisa científica embasada contribui para a certificação de qualidade e para a ampliação do mercado nacional e internacional. A crescente demanda por produtos apícolas de alta qualidade, as descobertas sobre a própolis vermelha e a própolis marrom esverdeada podem posicionar nosso estado como um dos grandes polos produtores e exportadores do setor”, reforçou o docente.


O pesquisador considera que os estudos da Ufal e o trabalho desenvolvido pela Uniprópolis representam um avanço significativo para o fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura em Alagoas.


“Além de garantir a valorização dos produtos locais, a pesquisa científica embasada contribui para a certificação de qualidade e para a ampliação do mercado nacional e internacional”, revelou Nascimento.


E acrescenta: “Com a crescente demanda por produtos apícolas de alta qualidade, as descobertas sobre a própolis vermelha e a própolis marrom esverdeada podem posicionar Alagoas como um dos grandes polos produtores e exportadores do setor.”

​Últimas Notícias

29/01/26

Articulação para 2026: Filiação de Caiado ao PSD sinaliza chapa de centro com MDB

Movimento estratégico de Gilberto Kassab busca isolar extremos e consolidar alternativa de oposição moderada.

29/01/26

Anvisa aprova novas regras para o cultivo e uso de cannabis medicinal no Brasil

Medida visa facilitar o acesso de pacientes a tratamentos e regularizar a produção nacional sob normas rígidas de segurança.

29/01/26

Copom mantém Selic em 10,50%, mas sinaliza início de cortes para março

Em decisão unânime, Comitê de Política Monetária do Banco Central indica que estabilidade inflacionária permite flexibilização em breve.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          11 97829-0694

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page