Urgente: Marcello Lavenère Machado morre aos 86 anos
12/01/25
By:
Redação
Advogado alagoano, Lavenère foi presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O alagoano Marcello Lavenère Machado, ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), faleceu aos 86 anos, na manhã deste domingo (12). A causa da morte não foi divulgada.
Figura marcante por estar envolvido com as pautas sociais e os direitos humanos, construiu uma história importantíssima e se tornou referência na área jurídica do país.
A notícia foi divulgada pela própria OAB, em nota oficial em conjunto com as diretorias da Seccional do Distrito Federal da e da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF).
Confira na íntegra a nota oficial:
As diretorias da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) lamentam o falecimento do ex-presidente do Conselho Federal da OAB, o alagoano Marcello Lavenère Machado.
Figura marcante na história da advocacia brasileira, Marcello era membro vitalício do Conselho Federal da OAB, advogado e consultor jurídico em Brasília. Também dedicou sua vida ao ensino, atuando como professor de Direito Civil na Universidade de Brasília (UnB) e na Escola Superior do Ministério Público.
Durante sua trajetória, o advogado se destacou o ela defesa da democracia e da justiça social. Marcello Lavenère se tornou nacionalmente conhecido por ter, como presidente do Conselho Federal da OAB, assinado o pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Ele também deixou seu legado à frente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, onde se dedicou à análise das reparações às vítimas da ditadura militar, atuando em favor dos perseguidos políticos.
Neste momento difícil e delicado, a OAB/DF e a CAADF se solidarizam e desejam força, coragem e muita união aos familiares e amigos(as).
Diretoria da OAB/DF
Diretoria da CAADF
Últimas Notícias





