top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Vereadores cobram maior responsabilidade na garantia de proteção e direito à vida das mulheres

15/10/25

By:

Parlamentares reiteram preocupação com os crescentes crimes de feminicídio e agressões contras as mulheres em Maceió

A proteção e a segurança das mulheres têm sido tema recorrente na Câmara Municipal. Os três casos de feminicídio registrados no último final de semana em Maceió fizeram parte dos debates desta terça-feira. Os parlamentares cobraram mais políticas de segurança e um maior rigor na punição dos criminosos.


Para o vereador Chico Filho, o assunto ganha cada vez mais espaço nos debates na Câmara porque há poucos avanços no que se refere à segurança das mulheres. “A violência contra a mulher, os crimes de feminicídio, são temas que precisam ser tratados na sociedade. Muitos homens acabam trazendo para eles que a mulher é uma propriedade dele. Ou seja, a independência das mulheres gera reações que não deveriam ocorrer, desde uma agressão verbal, passando por uma agressão física, até lamentavelmente se consumar um feminicídio. Confesso que esse registro dos três crimes de feminicídio em nossa capital me deixou profundamente abalado, e jamais devemos tratar essa situação como uma normalidade”, expressou Chico Filho.


O discurso foi acompanhado pela vereadora Silvania Barbosa, que estava na condução dos trabalhos durante a sessão de hoje, 14.  “As mulheres estão cada vez mais decididas, independentes e costumam enfrentar vários desafios no campo de trabalho, nos estudos, na vida, mas esse empoderamento tem sido bonito no papel, pois na prática tem gerado reações das mais adversas, sobretudo dos seus companheiros que promovem várias agressões. Este comportamento não cabe mais em nossa sociedade”, declarou a parlamentar.


A vereadora Olívia Tenório também contribuiu com a discussão, e reiterou a sua defesa pela garantia da sobrevivência das mulheres. “É importante o policiamento na rua? Claro que é, mas é necessário evitar que as mulheres sejam violentadas, agredidas e vítimas de feminicídio. Os crimes continuam aumentando porque as pessoas parecem não entender o quanto esses casos são graves, e podem atingir qualquer mulher. Temos leis em todas as instâncias, mas mesmo assim, no último final de semana, em Maceió, três vidas foram perdidas”, disse a vereadora.


Ao participar do debate, o vereador Thiago Prado disse que a sociedade está evidenciando uma “epidemia de violência contra a mulher”. Para ele, existe a necessidade de um esforço conjunto - sociedade e poderes constituídos -, para enfrentar o problema e assegurar todos os direitos à vida das mulheres.  “A formação dos jovens é relevante para que eles também entendam a responsabilidade de proteger as mulheres, respeitar as mulheres, e principalmente, não agredir as mulheres”, complementou o vereador.

Já a vereadora Teca Nelma comentou que a violência de gênero tem raízes profundas na sociedade, é machista e patriarcal. “Homens que não aceitam o fim de um relacionamento, agridem as mulheres e praticam o feminicídio, estão agindo com a certeza da impunidade”, finalizou a parlamentar.


Casos

No último final de semana, três casos de feminicídio foram registrados em Maceió: Luana Cristina de Menezes Cabral, de 27 anos, encontrada sem vida dentro do próprio apartamento, no bairro trapiche; a enfermeira Ketyni Maria Gomes da Silva foi morta asfixiada, em casa, no bairro do São Jorge; e uma babá de 27 anos foi assassinada pelo ex-marido da patroa, no bairro da Santa Lúcia, em Maceió. A vítima foi identificada como Inaianne Costa Silva.





Fonte: Ascom Câmara Municipal de Maceió

​Últimas Notícias

05/12/25

Brasileirão 2025 chega à última rodada com disputas acirradas contra o rebaixamento

Com o Flamengo já campeão, as atenções se voltam para a parte de baixo da tabela, onde cinco times lutam para não cair para a Série B.

05/12/25

Polícia Civil bloqueia R$ 6 bilhões do crime organizado em São Paulo

Segunda fase da Operação Falso Mercúrio mira esquema sofisticado de lavagem de dinheiro com dezenas de empresas e ligação com o PCC.

05/12/25

Mercado reage à notícia de possível candidatura de Flávio Bolsonaro em 2026, e Ibovespa tem queda brusca

Principal índice da bolsa brasileira, que se aproximava de recorde, reverteu tendência e caiu forte, enquanto o dólar disparou após portal noticiar que ex-presidente apoiará o filho na disputa presidencial.

Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          82 99983-0935

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page