VLT em Arapiraca muda mobilidade urbana da cidade
05/07/25
By:
Redação
O novo equipamento será feito em parceria entre Ministério dos Transportes, Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) e governos locais

A cidade de Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoas, irá receber um investimento de R$ 200 milhões para a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A expectativa é que o novo equipamento de mobilidade urbana tenha 13 quilômetros de extensão.
O lançamento do VLT será realizado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, na próxima segunda-feira (7) em evento em Arapiraca. Segundo informações divulgadas pelo Ministério dos Transportes, o VLT será realizado por meio de parceria entre a pasta, a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Arapiraca.
O projeto prevê que o Veículo Leve tenha capacidade de transportar até 400 passageiros em cada viagem realizada e a linha terá uma extensão total de 13 quilômetros, ligando a estação João Paulo II ao campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no bairro Bom Sucesso, beneficiando diretamente sete bairros ao longo do trajeto.
Do total do percurso, nove quilômetros utilizarão a ferrovia existente, que passará por revitalização, enquanto os outros quatro quilômetros serão construídos. Em dezembro do ano passado, durante agenda na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Renan Filho tinha anunciado o novo equipamento para a cidade, que era uma promessa antiga de mobilidade.
“Alagoas, há dez anos seguidos, é o estado que mais cresce no Brasil. Só esse ano, cresceu 30%. O VLT em Arapiraca será um marco na mobilidade urbana da segunda maior cidade do estado”, disse o ministro Renan Filho na época.
Arapiraca será a primeira cidade do interior de AL a ter VLT
O projeto de implantação do VLT em Arapiraca leva para o interior de Alagoas uma proposta de mobilidade urbana inédita. A promessa de uma opção mais rápida e eficiente de transporte de passageiros já é antiga na cidade, desde os anos 2000, mas que não chegou a sair do papel.
A cidade hoje tem mais de 243 mil habitantes, a segunda maior população de Alagoas, e possui somente poucos ônibus e vans de transporte intermunicipal para atender as demandas da população. A rede ferroviária que atendia a cidade de Arapiraca foi inaugurada em 1949 e estava sem trem de passageiros desde 1980.
Em 2010 o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), chegou a anunciar a assinatura dos contratos e assinou ordem de serviço para a implantação do VLT na cidade. A ideia, na época, era também utilizar os trilhos existentes que corta a cidade entre a Estação Central e a Vila São José, zona rural, num percurso total de 10 km.
O projeto acabou não se consolidando e nos últimos anos, a estrutura ferroviária da cidade segue abandonada. Em 2021, um Plano de Segurança Viária do município, que chegou a ser apresentado pela prefeitura no YouTube, divulgou uma imagem do seria que seria o VLT como alternativa de transporte público.
Últimas Notícias





