Zelensky: garantias de segurança para a Ucrânia serão elaboradas
19/08/25
By:
Redação
O mandatário ucraniano informou que as garantias de segurança para Kiev provavelmente serão elaboradas em 10 dias

Os esforços para a concretização do encontro trilateral entre as lideranças dos Estados Unidos, da Rússia e da Ucrânia com o objetivo de alcançar um acordo de paz na guerra do leste europeu seguem avançando. Enquanto isso, após a reunião com o presidente norte-americano Donald Trump e com líderes europeus, nesta terça-feira (19), o mandatário ucraniano Volodymyr Zelensky informou que as garantias de segurança para Kiev provavelmente serão elaboradas em 10 dias.
“As garantias de segurança provavelmente serão ‘desempacotadas’ por nossos parceiros, e mais e mais detalhes surgirão. Tudo isso será de alguma forma formalizado no papel na próxima semana a 10 dias”, disse o ucraniano, em coletiva.
Durante a reunião do dia anterior, Trump assegurou a garantia norte-americana na segurança da Ucrânia independente do tipo de acordo que se chegue para acabar a guerra, embora não tenham sido fornecidos detalhes à respeito da extensão de assistência.
Nas palavras do ucraniano, uma parte delas inclui um pacote de armas, com “principalmente aeronaves e sistemas de defesa aérea” dos EUA.
“É importante que os Estados Unidos estejam enviando um sinal claro de que estarão entre os países que ajudarão a coordenar e também participarão das garantias de segurança para a Ucrânia”, disse Zelensky, que avaliou a última conversa com o magnata como “a melhor” até agora. “Acredito que este é um grande passo à frente.”
O presidente ucraniano também declarou estar pronto para se encontrar com a Rússia em “qualquer formato” e que as questões territoriais seriam discutidas em nível bilateral com o homólogo russo, Vladimir Putin. “A questão dos territórios é algo que deixaremos entre mim e Putin”, disse Zelensky. Ainda não há nenhum encontro bilateral oficialmente agendado entre Kiev e Moscou. Contudo, o portal norte-americano Axios indica que um primeiro encontro para tratar do assunto pode acontecer ainda em agosto.
Fonte: Opera Mundi
Últimas Notícias





