STF forma maioria para manter prisão do ex-presidente Collor
26/04/25
By:
Redação
Seis ministros votaram pela manutenção da prisão; Collor foi preso na madrugada desta sexta (25)

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para manter a prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello, nesta sexta-feira (25). Ele foi preso na madrugada desta sexta após decisão do ministro Alexandre de Moraes que rejeitou os recursos conta a sua condenação.
Seis ministros votaram pela manutenção da prisão, sendo eles: Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Dias Toffoli. O ministro Gilmar Mendes, porém, pediu que o caso saísse do plenário virtual e fosse para o plenário físico, decisão que iria interromper o julgamento, na prática.
Os ministros adiantara seus posicionamentos. Contudo, no plenário físico, eles precisarão reapresentar seus votos. Collor segue preso até que a decisão final seja tomada no plenário presencial.
O ministro Cristiano Zanin se declarou impedido de participar do julgamento, da mesma forma que já fez em outros processos relacionados à Lava Jato. Dessa forma, não vai votar.
Fernando Collor foi preso nesta sexta
Fernando Collor foi preso durante a madrugada desta sexta, no aeroporto de Maceió (AL). Ele foi condenado, em 2023, a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, em um processo derivado da Lava Jato.
Na quinta (24), Moraes rejeitou em decisão individual os últimos recursos possíveis para a defesa de Collor. O ministro viu os recursos como de caráter protelatório, ou seja, existiam apenas para atrasar o cumprimento da pena.
Em nota, a defesa de Collor disse que recebe a decisão de Alexandre de Moraes com “surpresa” e “preocupação”.
Últimas Notícias





