Governo Lula tem exemplos bem sucedidos dentro de casa no combate a violência, só não pode se perder na ideologização.
- Bruno Soller

- 4 de mar. de 2024
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Dever do Estado e direito e responsabilidade de todos, a segurança pública é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, prega o artigo 144 da Constituição Federal brasileira. Garantir um ambiente de paz, onde o ordenamento jurídico seja respeitado é obrigação dos governos que ocupam a representação estatal, independentemente de cor partidária ou ideologia. Dentre as diversas pautas que a Carta Magna ancora o brasileiro, a que menos é cumprida na sua íntegra é a segurança. O Brasil vive uma guerra diária com números alarmantes de homicídios, roubos, furtos, sequestros e tráfico de entorpecentes.
O “Panorama da Competitividade dos países do G20 – Brasil 2024”, elaborado pela FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, comprova essa situação caótica que faz o Brasil estar em posições de difícil concorrência entre as economias mais desenvolvidas do mundo. Nos itens “porcentagem da população que se sente segura ao andar à noite na região em que mora” e número de homicídios por cem mil habitantes”, o Brasil é o antepenúltimo na listagem que mediu 25 países, ficando à frente apenas de México e África do Sul. Uma estimativa feita pelo IPEA, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que as perdas do Brasil com a violência chegam a aproximadamente 6% do PIB, um valor próximo ao gasto pelo Estado com a educação.

O fato é que apesar do gasto exorbitante, o resultado brasileiro no combate à criminalidade é pífio. O país que possui a terceira maior população carcerária do mundo, não consegue assegurar o mínimo de ordem para a sua população. As leis frágeis, a demora judicial, um sistema penitenciário dominado por facções criminosas e sem qualquer estrutura para comportar o tamanho da sociedade prisional são alguns dos problemas básicos que o país possui e que não há qualquer estimativa para nos próximos anos solucionar.
O domínio territorial pelas facções criminosas que criaram regramentos próprios em comunidades e controlam serviços básicos que seriam de propriedade estatal, mostra que o Estado não existe em boa parte de seu território soberano. Existem clusters de domínio que usam de força equiparada a do Estado brasileiro em determinadas regiões, configurando em uma perda absoluta de qualquer que seja o poder de domínio das leis brasileiras para aquele ambiente determinado. Falência total. Deixa de ser um problema de segurança pública para um critério de defesa nacional. Nesse ínterim, o Brasil vive uma mexicanização do segmento.
Há quinze dias buscando fugitivos de uma penitenciária de segurança máxima, na cidade de Mossoró, frise-se, segurança máxima, o país mostra a deficiência completa no que tange o assunto. Se não fosse trágica, seria cômica a situação. O questionamento que fica é se, de fato, houve um plano absolutamente perfeito por parte dos criminosos ou se há algum tipo de facilitação, que mostraria ainda mais uma perversa face da relação entre as fações criminosas com os organismos governamentais. A guerra latino-americana com os Narco-Estados é uma realidade que cada vez mais se habilita para discussões no Brasil.
Percebendo a fragilidade do governo em dar respostas a esse assunto, a oposição brasileira tem tentado se apoiar na temática para propor alternativas em 2026. O maior exemplo disso é o do governador Ronaldo Caiado, de Goiás, antigo postulante ao Planalto, antes como um exemplar do agro brasileiro, quando se candidatou em 1989, com o apoio da UDR – União Democrática Ruralista, que vem tentando mostrar a eficiência de suas ações na segurança pública em seu estado para alçar voos maiores. Um dado preocupante, mas que não tira apoio popular às suas ações, é que a proporção de mortes decorrentes de intervenções policiais em relação às mortes violentas intencionais dobrou ao final dos quatro anos iniciais de Caiado no governo.










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