top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

O legado político de Roberto Morena na história do Brasil

  • Foto do escritor: Ivan Alves Filho
    Ivan Alves Filho
  • 10 de jun.
  • 2 min de leitura
ree
Roberto Morena nasceu no dia 7 de junho de 1902, no Rio de Janeiro. Em 1924, ingressou no PCB. Preso em 1932 na ilha Grande (RJ) em função de sua participação na organização da greve da São Paulo Railway, foi posto em liberdade em 1934, ano em que se exilou no Uruguai - lá foi detido duas vezes.

De volta ao Brasil, assumiu, em fins de 1935, um posto na direção do PCB. Novamente preso em 1936, permaneceu detido no Rio de Janeiro até junho de 1937, quando foi para a Espanha combater, ao lado das forças republicanas, na Guerra Civil Espanhola. Com a vitória dos franquistas, refugia-se na Argélia. Nesse mesmo ano, radicou-se na União Soviética, onde passou a trabalhar em uma fábrica de tratores.

De volta ao Brasil, assumiu em 1943 o trabalho de reorganização do PCB, sendo novamente preso. Eleito em 1945 para a direção do partido no Rio de Janeiro, torna-se secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores do Brasil (CTB), fundada na ocasião. Com a repressão proveniente da política anticomunista do governo do presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-1951) e o fechamento da CTB, exila-se em 1947 no México.

Retornando ao Brasil em 1950, foi eleito deputado federal na legenda do Partido Republicano Trabalhista. Ainda naquele ano, participou da Liga de Emancipação Nacional, entidade fundada no ano anterior e fechada em junho pelo presidente Juscelino Kubitschek, acusada de infiltração comunista.

Atuou no início da década de 1960 como membro do Comando Geral dos Trabalhadores e na direção do Pacto de Unidade e Ação. Com o golpe de 1964, teve seus direitos políticos cassados através do Ato Institucional nº 1.
Deixou o Brasil mais uma vez, exilando-se no Uruguai, onde permaneceu por três anos. Eleito no VI Congresso do PCB para o Comitê Central, viveu durante um ano no Chile, transferindo-se a seguir para a Tchecoslováquia, onde passou a representar o Brasi junto à Federação Sindical Mundial.

Faleceu em Praga, em 5 de setembro de 1978, e seu corpo foi cremado. As cinzas só foram sepultadas em solo brasileiro, conforme era seu desejo, em junho de 1980 - após a decretação da Anistia

Comentários


Inscreva-se para receber nossas notícias

1070.12---TCE---BANNER-WEB-(728x90px).gif

Sobre nós

A equipe do RT Notícias é composta por jornalistas experientes e especializados em cobrir eventos globais. Eles possuem vasto conhecimento no campo do jornalismo e estão comprometidos em fornecer informações precisas e imparciais aos leitores. O RT Notícias valoriza a verdade, a objetividade e busca oferecer uma visão abrangente dos acontecimentos que influenciam o mundo.

Redação :          82 99983-0935

                                 rtnoticiasal@gmail.com

 

img.icons8.com.png

Expediente: 

Direção Executiva Tayrone Carvalho​  Gerente Comercial e Marketing  Rosário Lessa​  Editor-chefe Regis Cavalcante - 278 MTE/AL​ Redação  (Editora de texto)  Desenvolvimento Thiago Afonso​  Contato: E-mail: rtnoticiasalagoas@gmail.com  
 
Endereço: Avenida Aristeu de Andrade, 483  Farol - Maceió - AL CEP.: 57051-090

© 2023 by RT Notícias.

bottom of page