Os Justificados: Brasil tem uma massa de eleitores que preferem não mais comparecer às urnas e poderiam mudar o rumo do país.
- Bruno Soller
- 9 de jul. de 2024
- 5 min de leitura
Quanto mais popular a ideia de que custa pouco mais que 3 reais para não ter a necessidade de ir às urnas votar nas eleições, mais tem aumentado a quantidade de eleitores que têm optado por essa baixa sanção para se livrar de um peso de ter que escolher candidatos que não os representam. Amplamente já discutida, a questão do voto obrigatório no Brasil parece estar sendo resolvida na prática. Mais de 32 milhões de brasileiros decidiram por não votar na última eleição e esse número vem crescendo pleito após pleito.
Quase que do tamanho eleitoral da vizinha Argentina, esses eleitores que buscam justificar o voto ou simplesmente o ignorar e pagar a multa posteriormente, poderiam ter modificado qualquer cenário eleitoral no Brasil, desde que as eleições passaram a ser livres e democráticas. O aumento nos últimos 20 anos é constante, saindo de 17,7%, em 2022, para 20,9% em 2022. São 5 milhões de brasileiros, uma cidade do Rio de Janeiro, de eleitores, que decidiram nesse período a não votar. Um volume considerável e que tem uma tendência de crescente cada vez mais aguda.

Kommentare